AQUÍFERO Alter do Chão teria 4,37 milhões de quilômetros quadrados e é o maior reservatório de água doce do mundo. Pesquisadores da Universidade do Pará o identificaram nos estados do Amapá, Pará e Amazonas
Alter do Chão é ponto turístico próximo a Santarém (PA) conhecido pela beleza das praias do rio Tapajós. O senador Geovani Borges (PMDB-AP) anunciou, na sexta-feira, a descoberta do aquífero Alter do Chão, reservatório com 4,37 milhões de quilômetros quadrados e profundidade de 545 metros. Esse seria o maior reservatório subterrâneo de águas doces do mundo e sua identificação resultou do trabalho de pesquisadores da Universidade Federal do Pará.
– A descoberta precisa ser celebrada como prova das potencialidades da região Norte, ainda insuficientemente lembrada nos planos turísticos e científicos do Brasil – comentou.
O aquífero foi denominado Alter do Chão em referência à localidade de mesmo nome em Santarém (PA) e foi identificado com um único grande reservatório localizado sob áreas dos estados do Amapá, Pará e Amazonas. De acordo com o senador, suas dimensões ainda não foram conclusivamente mapeadas, mas os dados coletados ao longo de 30 anos já permitem assegurar que é maior que o aquífero Guarani – de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, com 70% de sua área no centro-sudoeste do Brasil e o restante distribuído entre Argentina, Uruguai e Paraguai.
As informações trazidas pelo senador são do geólogo Milton Matta, professor da Universidade Federal do Pará. Pelas pesquisas, ele disse ser possível afirmar que sai do aquífero toda a água que abastece Santarém e quase a totalidade de Manaus.
Geovani Borges observou que a ONU considera a água como a "seiva do planeta". Porém, apenas 0,007% do total está disponível para o consumo da população mundial, de mais de 6 bilhões de pessoas. Esse fato, segundo ele, desperta angústia nos que pensam no futuro.
– Deus é de fato generoso com este país. As ameaças se erguem, os problemas acenam e, mesmo assim, ainda somos agraciados com a descoberta que aqui hoje saudamos – salientou.