O SECRETÁRIO Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, recebeu dia 23 passado, o deputado federal Cláudio Vignatti (PT-SC) para tratar de um encontro em Lages envolvendo os municípios da região serrana para discutir questões de saneamento.
Segundo Tiscoski, o encontro deverá ser realizado na segunda quinzena de março no município de Lages. As ações envolvem órgãos do Governo Federal como a Funasa, que atua na área de saneamento em municípios com menos de 50 mil habitantes, e o Ministério das Cidades por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental.
De acordo com o secretário, está sendo estruturado um consórcio para levar soluções integradas às bacias dos rios que cortam a região serrana catarinense. "Ali nasce o Rio Uruguai e também do Rio Itajaí e essas bacias são importantíssimas. Tem o aquífero Guarani e nascentes também, então, esse consórcio será fundamental para a qualidade da água da região", disse Tiscoski.
A intenção de Leodegar Tiscoski e do deputado Cláudio Vignatti é fazer com que os 18 municípios que compõem a região serrana do estado se mobilizem com projetos que poderão ser contemplados com recursos já na próxima seleção do PAC, o chamado PAC 2. "Para isso é preciso que os municípios se organizem e se estruturem para que estejam já organizados em termos de projetos para que os futuros investimentos do PAC na área de saneamento, que envolve o abastecimento de água, esgoto que é o item principal a ser discutido durante o seminário e também a drenagem e as questões dos resíduos sólidos que envolvem os municípios da região serrana", concluiu o secretário