A INFORMAÇÃO foi repassada ao juiz da Vara da Fazenda, Silvio Dagoberto Orsatto e à presidente do Instituto Paternidade Responsável, Jaqueline Reche, pelo líder do governo, deputado Elizeu Mattos, na semana passada, em Lages. De acordo com o parlamentar, o projeto, de sua autoria, já se encontra em tramitação na Assembléia. "Nada mais justo de que Santa Catarina reconheça e aplauda um trabalho de tamanha envergadura e que tem alcançado resultados surpreendentes". Segundo Elizeu Mattos a intenção é fazer com que o estado todo possa ser beneficiado com esta importante ação social que tem aproximado pais e filhos sem a necessidade de acionar o poder judiciário. "Tudo é feito através da conciliação", disse.
De acordo com o idealizador da iniciativa, o juiz Silvio Orsatto, nos sete anos de existência do Paternidade Responsável, mais de 600 crianças foram reconhecidas pelos pais espontaneamente. Para ele, se nesse tempo todo tivesse acontecido apenas um reconhecimento por ano, todo o trabalho já teria valido à pena. "O Paternidade Responsável tem evitando que centenas processos tramitem no judiciário, onde sabemos que a demora é grande", destacou.
"Sugerimos 17 de agosto para comemorar o Dia Estadual da Paternidade Responsável, pois, esta data coincide com a fundação do Instituto e também por agosto ser o mês onde se comemora o dia dos pais", esclareceu Jaqueline Reche. Para ela vai ser muito bom ter o Estado todo sabendo da existência do Instituto e o que ele vem proporcionando de positivo a centenas de crianças. "Acredito na potencialidade deste trabalho e muitas outras cidades podem ser beneficiadas com ele". Segundo ela, está faltando apenas o aval final do Governo do Estado para que isso aconteça.
Até agora, através das mais variadas ações desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, formada por psicóloga, advogado, assistente social, pedagoga e estagiários, o Paternidade Responsável já atendeu mais de 50 mil pessoas.
Ainda durante a visita, Orsatto agradeceu o apoio do parlamentar e do Governo do Estado, pela doação, no ano passado de um veículo (Gol) 0 km, possibilitado um melhor desempenho da equipe que tem percorrido o Estado, divulgando e mostrando como funciona o Paternidade responsável.