You are currently viewing Municípios querem inspeção sanitária municipal

Municípios querem inspeção sanitária municipal

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Regulamentar a cadeia dos produtos de origem animal e vegetal e permitir a comercialização e o incentivo à geração de emprego e renda no meio rural. São alguns dos objetivos da primeira reunião realizada nesta segunda-feira, pelo grupo que opera o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). O evento aconteceu na secretaria de Educação de São José do Cerrito com técnicos da Epagri, Cidasc, secretaria municipal de Agricultura e integrantes da Associação dos Produtores de Franco.
A equipe do Suasa, formada pelo engenheiro agrônomo, Selênio Sartori, a médica veterinária Lúcia e o assessor ambientqal da Amures, Alexandre Gustavo Silva, vai articular o Suasa nos 18 municípios da região serrana. Ontem à tarde eles se reuniram com o secretário de Agricultura de Lages e equipe da Vigilância Sanitária. Hoje, prosseguem com a orientação em Bocaina do Sul.
"Neste sistema será agilizada a inspeção dos produtos de origem vegetal e animal aos pequenos produtores. O município vai conveniar direto com o governo federal, através do Consórcio de Saneamento e Meio Ambiente, o Cisama", esclareceu Alexandre Silva.
O que enfatizou o prefeito de São José do Cerrito é que são vários os processos até a comercialização dos produtos. "Temos de pensar na inspeção, na produção, no abate e na colocação no mercado. Só depois de esclarecermos essas etapas poderemos ter ações efetivamente práticas", disse José Maria Branco.
No caso de São Jose do Cerrito, a inspeção sanitária significará um ganho real aos produtores de frango caipira. Em várias propriedades os frangos estão sendo produzidos e a preocupação é colocar essa carne no mercado. Assim como o queijo serrano e outros produtos.