EM ESTUDOS sobre a geração de empregos em Santa Catarina em 2009, a partir dos dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta semana, a diretoria de Estatística, Geografia e Cartografia, da Secretaria de Estado do Planejamento, informou, nesta quarta-feira (6), que o Estado é o segundo colocado em geração de empregos no Brasil.
Segundo os estudos, Santa Catarina, com mais de 6 milhões de habitantes – o que representa 3,2 % da população brasileira-, obteve a segunda colocação na geração de empregos em 2009, com 1,2% dos catarinenses empregados em relação à população total do estado. Santa Catarina só ficou atrás Rondônia, com 1,9%.
Comparando com o estoque de empregos de 2008 Relação Anual de Informações Sociais (Rais), a relação de geração de empregos em Santa catarina no ano de 2009 foi de 4,3%, conquistando a quinta colocação nacional. As quatro primeiras posições são dos estados de Rondônia, Ceará, Goías e Piauí.
De janeiro a novembro de 2009, foram gerados 75.550 empregos no estado, o que representa 5,4% de participação no âmbito nacional. O setor de Serviços foi o que mais contribuiu, com geração de mais de 29 mil vagas ocupadas. As áreas de Comércio e Indústria também se destacaram, com mais de 17 mil e mais de 12 mil empregos gerados, respectivamente.
Segundo o diretor de Estatística, Geografia e Cartografia da SPG, Murilo Collaço, mesmo com a crise econômica que se abateu sobre o mundo desde meados de 2008, Santa Catarina conquistou resultados econômicos positivos. "Apesar das previsões pessimistas para 2009, principalmente na questão da geração de empregos, podemos considerar que Santa Catarina apresentou um excelente desempenho", ressaltou Collaço.