MAIS DE 50 quilos de bolo, shows e apresentações musicais marcarão a partir desta segunda-feira os 48 anos de emancipação de São José do Cerrito. A festa acontece em parceria com a Cooperativa de Crédito Credicaru.
Até dia 24 a comunidade cerritense terá inúmeros atrativos num palco montado em frente à prefeitura especialmente para as comemorações. Ônibus serão colocados para transportar os moradores do interior.
Numa avaliação breve do prefeito José Maria de Oliveira Branco, o município tem muito o que comemorar. "Tivemos um período anterior à ligação asfáltica da BR-282 e outro posterior. Hoje, grande parte do Oeste passa pelo Cerrito e estão de olho em oportunidades de bons negócios", disse.
A expectativa de São José do Cerrito para os próximos anos é crescer baseado em sua economia própria. Seja por suas condições de solo, clima, topografia ou mão-de-obra disponível.
Desde o início deste ano, o turismo vem despontando como alternativa de renda. Até uma associação foi fundada para regulamentar a atividade e, hoje, vinho colonial orgânico está sendo produzido em algumas propriedades.
Outro setor que cresce a largos passos é a pecuária. Mais de 1.500 cabeças de gado são comercializadas nas duas feiras que acontecem todo ano e atraem compradores de todas as regiões do Estado. Aliado a isso, a produção de frango caipira desponta como uma alternativa de renda com investimentos de baixo custo.
Nesta sexta-feira, o governador Luiz Henrique da Silveira inaugurou no Colégio Agrícola Caetano Costa um alojamento para estudantes e conheceu as instalações onde está sendo implantado um abatedouro de aves, suínos, bovinos e ovinos.
"Ao contrário da maioria dos municípios serranos temos 80% da população no meio rural. E não temos como desenvolver sem priorizar o meio rural", avalia o prefeito. Ele acredita que se ainda há um grande número de famílias no meio rural é porque se conseguiu estancar a migração para os grandes centros.
De acordo com o informações do IBGE, mais de 80% das propriedades rurais de São José do Cerrito possuem menos de 50 hectares de área. A médio e longo prazo, a perspectiva do município é incrementar as pequenas propriedades e capacitar a mão-de-obra.
Só para o próximo ano, mais de 50 cursos de capacitação estão agendados. "Creio que na próxima década teremos um São José do Cerrito totalmente diferente do que existe hoje. Com mais qualidade de vida e de oportunidades", acredita o prefeito José Maria Branco.
Seminário sobre Meio Ambiente
Dentro da programação dos 48 anos de São José do Cerrito, haverá nesta terça-feira um Seminário Regional Ambiental promovidos pela AMURES juntamente com a FATMA, Polícia Militar Ambiental e a empresa Parceria Ambiental, convidamos Vossa Senhoria para os eventos ambientais abaixo descritos:
Dia: 08/12/2009
Horário: 13h30min – 17h30min
Local: Clube 25 de Julho
Cidade: São José do Cerrito.
Principais temas a serem abordados:
1) Atuação da FATMA e Policia Militar Ambiental
2) Reserva legal e áreas de APP
3) Retirada de Araucárias
4) Uso da lenha
5) Licenças Ambientais
6) Código Ambiental Catarinense
7) Abertura de Açudes
8) Plantio de Pinus
9) Uso de máquinas agrícolas municipais.
Alexandre Gustavo Silva
Assessoria Ambiental-AMURES