Destaque para estudo da CNM sobre Pnad 2008

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     OS DADOS de um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2008) foram destaque na edição desta segunda-feira, 23 de novembro, do jornal O Globo. A reportagem faz uma comparação de indicadores socioeconômicos do Rio de Janeiro com outros Estados do País.
Entre os destaques, o estudo aponta que o Rio de Janeiro figura entre os primeiros colocados no ranking de Educação e Renda, mas não apresentou bom desempenho em quesitos como acesso a serviços básicos – abastecimento de água e coleta de lixo, por exemplo -, e mortalidade.
Na Educação, bons resultados. Em número de alunos matriculados no Ensino Médio, o Rio aparece em segundo lugar, atrás do Amapá. No Rio de Janeiro, 88% dos jovens de 15 a 17 anos freqüentam o Ensino Médio, enquanto no Amapá o índice é de 89,2%. Segundo a CNM, os dois Estados têm indicadores acima da média nacional, 84,1%.
Os dados do Pnad 2008 também apontam que o Rio de Janeiro é o quinto Estado País com o menor número de pobres: 13,7% das famílias têm renda per capita de até meio salário mínimo. A média nacional é de 22,6%.

Alerta

Para orientar os Municípios, a CNM lembra a importância dos gestores municipais conhecerem os indicadores individuais de cada Município, pois o Pnad divulga os dados apenas por Estado. Em Saúde, por exemplo, a consulta pode ser feita no Datasus, portal que reúne informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
Na Educação, informações, pesquisas e estatísticas educacionais também estão disponíveis aos gestores interessados no portal do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). "Para orientar o cumprimento de políticas públicas, é importante dar atenção especial a esses indicadores", destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Fonte: CNM/AMURES