MAIS DE 13 MIL leitores da revista Viagem e Turismo, da editora Abril, elegeram Santa Catarina como melhor destino turístico do Brasil na categoria "Estado". O mesmo prêmio, realizado anualmente pela publicação, foi concedido ao turismo catarinense também em 2008 e 2007. A divulgação foi feita na última quinta-feira (22).
Para o presidente da FECAM e prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, o título, além de ser um reflexo do esforço do próprio Estado em fomentar o turismo, é também o resultado de um trabalho realizado com os municípios catarinenses para consolidar roteiros integrados e ofertar produtos focados desenvolvimento regionalizado.
Heiderscheidt explica que o município é o principal protagonista da organização e do ordenamento da atividade turística. "Para o destino se tornar turístico, precisamos de planejamento e atenção à realidade e cultura locais, enquanto buscamos adequar nossa estrutura turística para receber o turista e elevar a qualidade de vida do cidadão", afirma.
Os números das temporadas no Estado explicam, também, a premiação. Segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Santa Catarina recebeu, nos meses de janeiro e fevereiro de 2009, cerca de quatro milhões de turistas, o equivalente a mais de 60% de sua população total. Nesse período, a movimentação financeira do setor chegou a R$ 2,6 bilhões, e a taxa de ocupação da rede hoteleira foi de 60%. O setor contabiliza 13% do PIB estadual.
Promoção do desenvolvimento
O presidente da FECAM ressalta a necessidade de se profissionalizar o turismo para que a área cresça ainda mais. "É preciso capacitar o gestor público, mostrar a importância da área na geração de empregos, renda e na valorização das culturas locais." Também destaca a importância do envolvimento da iniciativa privada e da comunidade no desenvolvimento da atividade.
Nesse sentido, a FECAM vem trabalhando para que os agentes públicos se aprofundem cada vez mais no assunto, realizado congressos, seminários e reuniões, além de incentivar a a criação do Colegiado de Turismo e Cultura junto as Associações de Municípios.