FOI INSTALADO na Escola de Educação Básica Manoel Pereira de Medeiros, um projeto de aquecimento de água através da energia solar,que tem por finalidade demonstrar para a comunidade, professores e alunos as vantagens e a economia que poderá trazer para as suas residências.
As principais características do sistema são a possibilidade de manufatura em regime de autoconstrução e o uso de material de baixo custo, encontrado em lojas de materiais de construção. Exemplo: um sistema com capacidade de aquecimento para 310 litros de água poderá atender a demanda de água quente para banho de uma família de 4 a 6 pessoas.
De acordo com a facilitadora do Programa Microbacias, Gilcilene Arruda, o projeto é muito importante para o município. "Acreditamos assim estar colaborando para que essas famílias reduzam seus gastos com energia elétrica em pelo menos 30% dos valores atuais de consumo, ampliando sua auto-estima com o prazer de poder produzir em sua casa grande parte da energia térmica utilizada no banho" . explicou Gilcilene.
O projeto contou com a parceria da prefeitura Municipal/Celesc/Epagri/ Microbacias, com a participação de aproximadamente 50 pessoas durante os três dias de experimento. Nos dias 20 e 21 de outubro o projeto será desenvolvido também na Escola Núcleo de Bossoroca , interior do município.