A SECRETÁRIA Adjunta de Saúde, Carmem Zanotto, esteve na sede da Amures, em Lages, na última sexta – feira (21), acompanhada dos Secretários Regionais de Lages, São Joaquim, e Curitibanos para tratar as dúvidas e prevenção a Influenza A (H1N1). A reunião foi direcionada aos secretários municipais de saúde, médicos, diretores de hospitais e membros da saúde dos municípios de abrangência das três SDR's. Esta é mais uma das reuniões que a SES vem realizando em diversas regiões do Estado. A Gripe A, que vem sendo tema de exaustivos debates entre a opinião pública, e um dos focos condutores da sociedade nas últimas semanas. "O Ministério da Saúde criou um protocolo orientador, encaminhado às secretarias estaduais e municipais de todo o Brasil. Mesmo assim, faz-se necessário uma seqüência de debates, a fim de evitar a proliferação do vírus, para auxiliar a prevenção estamos montando comitês de monitoramento da influenza A", disse Carmem.
A principal orientação foi em relação à prevenção, considerada a maior arma contra a pandemia. "Peço que conscientizem a população sobre a importância de prevenirmos a Gripe A, utilizando-se de artefatos como meios de comunicação e campanhas", ressaltou a secretária. De acordo com o protocolo, alguns métodos preventivos são: lavagem minuciosa das mãos com água e sabão ou álcool gel; arejamento dos ambientes; e a não aglomeração de pessoas em locais fechados.
Carmem disse ainda que toda a rede pública hospitalar está apta para receber pacientes acometidos pela Gripe A, e que a Secretaria de Saúde dispõem de medicamentos suficientes para atender a todo o estado. Além disso, ela reiterou a posição do Governo em relação à manutenção das atividades em empresas e escolas. "A rotina só deve ser interrompida se houverem surtos do vírus. Caso contrário, não há razão para qualquer tipo de paralisação, mas é sensato evitar reuniões em locais fechados com grande número de pessoas", concluiu.
Vale ressaltar que a suspeita de um "surto de Gripe A" caracteriza-se pela manifestação de três casos distintos de gripe comum no mesmo local em sete dias. Apresentando-se tal situação, os respectivos pacientes devem ser encaminhados aos órgãos competentes para serem submetidos aos procedimentos cabíveis. Se os sintomas forem compatíveis com o da Gripe A, ai sim as atividades devem ser suspensas.
Além dos secretários municipais de saúde, estiveram presentes na reunião os prefeitos dos municípios de Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Retiro, Palmeira, Correia Pinto, Urubici, Rio Rufino, Ponte Alta, e Campo Belo do Sul.
É importante lembra que diariamente a Secretária Estadual de Saúde registra informações sobre a gripe A no Estado, com boletins oficiais através do site WWW.saude.sc.gov.br. Neste endereço eletrônico também é possível encontrar dúvidas e respostas sobre a nova gripe.