Chuva deu trégua no sábado e evento atraiu equipes de municípios da região que passaram por locais históricos como o corredor de tropas
EQUIPES tradicionalistas de vários municípios da Serra Catarinense participaram sábado, da Primeira Cavalgada de São José do Cerrito. O evento atraiu mais de 350 participantes que percorreram cerca de 22 quilômetros passando por alguns dos principais pontos turísticos do município. A cavalgada durou seis horas e a chuva que ameaçava atrapalhar o percurso, deu uma trégua no sábado, o que contribuiu para o bom desenvolvimento da programação.
Os cavaleiros saíram do parque municipal por volta das 9 horas. Mas a movimentação era registrada desde a madrugada com a montagem de uma fogueira de mais de cinco metros de altura. Puxados pelo prefeito José Maria Branco, que carregava a bandeira do município e o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Juarez Matos com a bandeira de Santa Catarina, a cavalgada passou pela rua Anacleto da Silva Ortiz, no centro da cidade.
E se dirigiu sentido à Fazenda Nova, de propriedade do produtor rural Valdecir Wiggers. Eles foram recepcionados na fazenda, com uma decoração e exposição de produtos da agricultura como moranga, milho e artefatos de antigos. A cavalgada seguiu rumo à localidade Capela de São José, onde chegaram pouco depois do meio dia. O Conselho da capela acolheu os cavaleiros com uma feijoada.
O retorno da cavalgada se deu no sentido inverno e os cavaleiros chegaram ao parque por volta das 16h30min onde participaram de diversos atrativos. Como da apresentação da invernada artística Raízes da Serra, shows com talentos locais, apresentação do grupo Pátria Sulina e o show do cantor nativista Ricardo Porto.
O prefeito que há 20 anos não montava num cavalo, assumiu o desafio de acompanhar os cavaleiros e disse que São José do Cerrito vive um momento ímpar em sua história com investimentos importantes no turismo. "A cavalgada resgata nossa história. Desperta o turismo e fortalece os compromissos com o desenvolvimento. Passamos por locais históricos que eram corredores de tropas", declarou José Maria Branco.
Ao todo foram quase 500 inscrições para a cavalgada. Mas uma dos cavaleiros não compareceu devido à chuva torrencial entre a noite de sexta-feira e madrugada de sábado. Mesmo assim equipes de municípios como Campo Belo do Sul, Anita Garibaldi, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Urubici, Ponte Alta, Bocaina do Sul, Capão Alto e Painel compareceram em peso.
Homens, mulheres e crianças se misturaram na cavalgada, que tinha por fora uma equipe de apoio com ambulância para qualquer eventualidade. Praticamente todos os piquetes tradicionalistas do município participaram da cavalgada, além da Associação Aconchego da Serra que orienta os investimentos de turismo.