A abertura da XII Marcha aconteceu as 10:00 do dia 14, com plenário lotado de representações de todo o País.
Entre as principais reinvidicações deste ano, está a Saúde, os prefeitos vão se encontrar amanhã com o presidente Lula as 10:00 e buscarão a regulamentação da emenda constitucional 29 para garantia de recursos e equilíbrio financeiro destinados ao custeio das ações de saúde pública no Brasil.
Quanto a previdência o debate fica por conta do parcelamento das contribuições previdenciárias dos municípios com o regime geral de previdência social RGPS lei 11.960/2009, um débito que ultrapassa 22 bilhões de reais, que pode ter um saldo credor, se executado todas as compensações pelos município de 3,2 bilhões.
Os precatórios com a aprovação da PEC 351/2009 para garantir o pagamento das dívidas sem o comprometimento do funcionamento dos municípios e outra reinvidicação do movimento municipalista.
Outros itens ainda fazem parte da pauta, como licitações, reforma tributária e algumas dezenas de emendas parlamentares de interesse dos municípios que estaremos encaminhando maiores informações durante os trabalhos.
Neste momento iniciam os trabalhos dos painéis temáticos(anexo), o grupo que representa a AMURES optou por se dividir na participação temática, para levar o maior número de informações.
Estão presentes já confirmados, os Prefeitos de Correia Pinto Vânio Forster (2 Vice Presidente da AMURES, representando o presidente da AMURES Sr. Renato Nunes de Oliveira), Paulo Farias (Presidente do Consórcio da AMURES), Denilson Padilha (Otacilio Costa), Osni (Palmeira), Amarildo Gaio (Urupema), Ilton (Vice Bom Jardim da Serra), estão ainda o Secretário de Finanças de Lages, Walter Manfroi (Presidente do Confaz/SC) que também tem encontro nestes dias, entre outros secretários.
Durante os trabalhos acompanhe o site da AMURES www.amures.org.br e também o site oficial da marcha: http://www.marcha.cnm.org.br/
Gilsoni Lunardi Albino
Secretário da AMURES.Arquivos