A 15ª EDIÇÃO do Força Tarefa, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional Lages em parceria com a prefeitura de Capão Alto começou às 14 horas de sexta-feira, com três ciclos de palestras simultâneas. Uma na Escola Estadual Emiliano Ramos, onde policiais militares falaram sobre segurança e educação no trânsito para crianças e adolescentes. Outra na Câmara de Vereadores, onde produtores rurais receberam instruções para promoverem um desenvolvimento sustentável na região e no Auditório da Saúde, onde idosos foram orientados acerca de procedimentos eficazes para a preservação do bem-estar físico e mental.
A passeata que estava anunciada para o amanhecer de sábado foi cancelada, pois o momento mais crítico da chuva aconteceu justamente no horário programado, por volta das 8 horas. Porém, às 10 horas, centenas de capãoaltenses prestigiaram a abertura oficial, na Praça Hortêncio Vieira de Córdova. Estiveram presentes o Secretário Regional Osvaldo Uncini, o Deputado Estadual Elizeu Mattos, o Secretário da Agricultura, Antônio Ceron e o prefeito de Capão Alto, Antonio Coelho Lopes Junior, o "Bota", além de outras autoridades locais.
Na ocasião, Uncini assinou dois convênios em benefício de Capão Alto: O primeiro, no valor de R$ 100 mil, garantirá a manutenção das rodovias municipais. O segundo, um protocolo de intenções entregue pelo secretário de agricultura do Estado, Antonio Ceron, no valor de R$ 150 mil, servirá para a construção de uma cancha de remate, no parque de exposições Juca Vieira, que será utilizada para a exposição de animais. "Esses recursos vieram em boa hora, e contribuirão para o crescimento do município" destacou o prefeito Bota.
Após a cerimônia de abertura, a comissão organizadora, formada por agentes voluntários , e outros parceiros como 10º Batalhão de Engenharia e Construção, Policias militar e civil, Corpo de Bombeiros, Epagri, Cidasc, FATMA, entre muitos deram continuidade as ações direcionadas a comunidade, tais como:
Confecção de documentos (carteira de identidade, carteira profissional, certidão de nascimento e CPF), atendimento médico e odontológico, vacinação de idosos e crianças, corte de cabelo, torneio de laço, apresentações de talentos regionais. Para se ter uma idéia do resultado desta força tarefa, o Instituto Geral de Perícias o IGP, informou no final do dia que 280 identidades foram confeccionadas, mais de 150 cortes de cabelos foram realizados, e no atendimento médico e odontológico aproximadamente de 200 pessoas. "Nem mesmo a chuva conseguiu espantar a comunidade do interior de Capão Alto, as expectativas foram superadas. Este é o principal objetivo do Governo do Estado, levar cidadania a todos.", declarou o secretário regional de Lages, Osvaldo Uncini.
Os números oficiais de atendimento da 15ª Força – Tarefa serão divulgados nesta semana pela coordenadora geral da ação e Gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR Lages, Sandra Sell Ribeiro.