Os portões do parque abrem às 20 horas e logo após Ação de Graças ocorre a abertura oficial do evento
Às 21 horas, o prefeito de Lages, Renato Nunes de Oliveira, Renatinho, presidirá a solenidade de abertura da 21ª Festa Nacional do Pinhão, evento que movimentará a cidade até o dia 14 de junho. Serão 11 dias de festa com atrações diversas para públicos de todas as idades.
Para a abertura, que ocorre no Palco Nativista, no Parque Conta Dinheiro, está sendo esperado um grande número de convidados especiais e autoridades de todo o Estado de Santa Catarina e de outras regiões do país. O governador Luiz Henrique da Silveira e o senador Raimundo Colombo confirmaram presença na abertura do evento. Assim como vários deputados estaduais e federais.
Juntamente com Renatinho, e com a primeira dama, Juraci Valcanaia, estarão a rainha e as princesas da Festa, respectivamente, Larissa Maldaner, Bruna Carolina Uncini e Lara Lodi da Silva, além do coordenador geral do evento, o secretário de Administração, Antonio Arruda.
A Festa Nacional do Pinhão já se consagrou como uma das maiores festas populares do Brasil, reunindo todos os anos centenas de milhares de visitantes. Mais de 5 milhões de pessoas já participaram da Festa em suas 21 edições nacionais.
Serão mais de 170 shows musicais e apresentações artísticas e culturais, no Parque Conta Dinheiro, além de 80 shows no Recanto do Pinhão, no calçadão central de Lages, onde se realiza uma mostra da Festa, no período de 23 de maio a 14 de junho.
O evento terá cinco dias de portões abertos, quando não é cobrado ingresso, sendo que no dia 14 de junho as pessoas poderão colaborar com R$ 2,00 ou com um quilo de alimento não perecível, com arrecadação destinada ao programa Lages 100 Fome.
De acordo com os organizadores mais de 300 mil pessoas deverão passar pelo parque de Exposições este ano. A exemplo do ano passado. Na estruturação do parque, mais de 200 funcionários da prefeitura estão envolvidos e ao todo, são mais de duas mil pessoas entre segurança, organizadores, donos de estandes e responsáveis pelas diferentes áreas de manutenção que se envolvem diretamente com a festa.