You are currently viewing Conhecida a maior Araucária de Santa Catarina

Conhecida a maior Araucária de Santa Catarina

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     OS QUINZE proprietários de pinheiros araucária que inscreveram um espécie, cada um, no primeiro concurso "Maior Pinheiro Araucária da Serra Catarinense", promovido por um grupo de empresários serranos das áreas de turismo e comercial de São Joaquim (SC), ligados ao Arranjo Produtivo Local (APL), com o apoio de SEBRAE, e da Prefeitura de São Joaquim, souberam no dia 19, às 14 horas, no Palco 1 da 17ª Festa Nacional da Maçã, quem foram os três primeiros colocados.
As medidas dos pinheiros, conforme informações dos inscritos, variavam de três até quase 10 metros de perímetro e entre 25 e 70 metros de altura, localizados em São Joaquim, Urubici e São José do Cerrito. O critério técnico utilizado para a medição foi conforme o perímetro do pinheiro à altura do peito, a 1.5m do chão.
Os técnicos da comissão, entre os quais o do Ibama, Marcelino Costa Filho, o engenheiro e assessor ambiental da Amures, Clóvis Daniel da Costa, o presidente do CDL de São Joaquim, Edson Correa, e a presidente da comissão, Nádia Teresinha de Souza, foram os responsáveis pela aferição das medidas informadas.
O objetivo da Comissão Organizadora é desenvolver e explorar o potencial turístico dos 18 municípios da região serrana de Santa Catarina: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema.
Os três primeiros proprietários colocados admitiram com orgulho que os pinheiros estão na família há várias gerações, sendo que o terceiro colocado, conhecido como "Tio Rena", de 68 anos, afirmou "que sua família vem há anos preservando várias áreas de matas nativas dentro da propriedade, que conta com 500 hectares, localizada a cerca de três Km do Centro de São Joaquim. Além disso, desde pequeno seu pai o ensinou a replantar os pinheiros, enterrando o pinhão em áreas que não eram destinadas ao plantio.
Já o primeiro colocado, Antônio Lúcio confessou que já foi procurado com ofertas tentadoras para vender a araucária que "não tem preço que pague, porque a mesma está na família há quatro gerações e que vai permanecer na quinta geração, a de seus filhos".
Os três vencedores garantem que suas propriedades estarão abertas para a visitação de escolas e turistas. A presidente da comissão organizadora do concurso, Nádia Teresinha de Souza declara que através deste concurso, o município de São Joaquim irá mostrar que possui muitos atrativos, além do frio e da maçã, carro chefe da economia local e da região.
"A região serrana tem um potencial turístico diversificado em paisagens naturais, com espaço para exploração de hotéis fazenda, turismo ecológico, de aventura e de observação. Sem contar os atrativos culturais e a gastronomia", afirma Nádia. A premiação ocorrerá dia 26 de abril (domingo), no Palco 1, às 14h30, com o lançamento "Roteiros Turísticos da Serra Catarinense".

RESULTADO DO 1º CONCURSO "MAIOR ARAUCÁRIA DA SERRA CATARINENSE"

PROPRIETÁRIO

MUNICÍPIO LOCALIDADE PERÍMETRO ALTURA
Antônio Lucio de Souza Filho São Joaquim Cadete 9,78 40
Ary  de Bem São Joaquim Menina Custódia 7,38 40
Renato Pinto de Arruda São Joaquim Faz. do Colégio 6,40  
Cesar Souza Correa São José do Cerrito S.José do Cerrito 6,00 40
Católico Godinho Urubici Riacho 5,85 45
Ricardini de Souza São Joaquim M. Alegre Faz. Água Boa 5,40  
Teófilo de Mattos (em memória) São Joaquim Postinho –  Granja Castelluccio 4,98  
Nabor Godinho de Souza Urubici Riacho 4,90 45
Nabor Godinho de Souza Filho Urubici Riacho 4,75 45
Alex Correa Urubici Riacho 4,50 45
Vidal Candido da Silva Neto São Joaquim Monte Alegre 3,80  
Sandra Mariza Back Urubici Santa Tereza 3,63  
Ubaldo Warmiling Urubici Santa Tereza 3,60 32
Martin Borguezan (Idalécio) Urubici Rio dos Bugres 3,00 70
Pedro João Mazuco São Joaquim Despraiado 2,50 25