Numa assembléia pela primeira vez da história presidida por uma mulher, a prefeita Marta Góss de Bocaina do Sul conduziu os trabalhos por mais de quatro horas com os prefeitos eleitos para a gestão de 2009 a 2012 fizeram o primeiro encontro de discussão, atualização e planejamento. Entre os itens da pauta, os planos e projetos de saneamento dos municípios foram amplamente discutidos, além dos aspectos jurídicos que atualmente envolvem a questão, os prefeitos vão buscar formas de alcançar os recursos para a implementação das ações, como a possibilidade de aliar-se a um consórcio estadual ou formar um consórcio na região da AMURES. Além do saneamento os prefeitos puderam discutir com os técnicos da associação outras questões que direta ou indiretamente tem impacto ambiental nos municípios, como os cemitérios e as cascalheiras.
Mas a preocupação com os impactos da crise mundial nos cofres dos municípios está deixando os prefeitos bastante receosos, “formos eleitos para executar as obras e ações em prol da população, mas, precisamos de recursos” comentou o prefeito José Antônio de Melo de Bom Retiro, os dados apresentados pelo Secretário Executivo da AMURES Gilsoni Albino demonstraram que as receitas de FPM e ICMS cresceram quase 20% no ano passado em média, porém já em janeiro de 2009 a previsão das receitas está inclusive menor do que a receita de janeiro de 2008, o assessor jurídico da AMURES Dr. Nelson Serpa também falou da dificuldade de reduzir despesas fixas no município, como folha de pagamento, gastos com saúde e educação, os investimentos e obras serão possivelmente as ações mais impactadas no início da gestão. A reunião contava também com a presença dos representantes das Secretarias Regionais de Lages e São Joaquim, a quem os prefeitos cobraram a parceria e a garantia dos investimentos do Governo do Estado na Serra Catarinense, outras assuntos também prometem esquentar as discussões em 2009, como o valor repassado do transporte escolar e os valores por aluno do Fundeb.
O prefeito Amarildo de Urupema, comentou da importância do uso da associação dos pleitos em conjunto, “temos serviços dos municípios que podem ser otimizados e barateados, como os serviços de sistemas de informática, vamos pressionar os fornecedores em conjunto”.
Os treinamentos e capacitações vão ser intensificados em 2009, a prefeita Marta já entregou o convite para o treinamento sobre “ as bases da administração pública municipal” a ser realizado em fevereiro, além de indicar que vários cursos que estão sendo programados e podem ser solicitados pelos associados, principalmente para as áreas administrativas, financeiras e de pessoal. “Precisamos de servidores públicos qualificados nos municípios, atender bem as pessoas e controlar gastos é uma obrigação” comenta a presidenta.
Ações e projetos regionais como o Parque dos Lagos e o Colegiado de Desenvolvimento Regional Territorial – Codeter, foram debatidos e uma das ações já encaminhadas é a busca de certificação dos produtos de origem animal para os pequenos produtores, como é difícil os pequenos municípios terem equipes de inspeção, a proposta apresentada pelo articulador do Codeter, Selênio Sartori, é a implementação de um consórcio de inspeção de serviços de sanidade de produtos de origem animal e vegetal.
A reunião contou ainda com esclarecimentos sobre a atuação do CIS-AMURES, procedimentos, atendimentos e serviços e forma de encaminhamentos de pacientes para consórcio de saúde.
A assembléia ainda oficializou o nome do prefeito Antônio Coelho Lopes de Capão para presidência da Fecam, vai acompanhá-lo possivelmente na chapa o prefeito Paulinho de Ponte Alta, já que cada associação pode indicar até três nomes para as chapas. Quanto a presidência da AMURES até o final de 2009 e também do CIS-AMURES, fica para ser definido em fevereiro, quando acontece assembléia para este fim, os interessados convergem para uma chapa de consenso, segundo a presidenta interina, o importante é interesse coletivo onde todos os municípios tenham suas necessidades atendidas.