You are currently viewing Defesa Civil divulga novo alerta para esta semana
Clay Jackson/Staff Cattle graze at a field in Moreland Thursday.

Defesa Civil divulga novo alerta para esta semana

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     O DEPARTAMENTO Estadual de Defesa Civil (Dedc) continua em alerta, nesta semana, devido às previsões de temporais e mais chuvas persistentes, principalmente, a partir desta quarta-feira (22/10). "Os rios estão cheios e o solo saturado, com mais chuva poderão ocorrer novos deslizamentos e alagamentos", explica o diretor do Dedc, major Márcio Luiz Alves.
Segundo os meteorologistas da Epagri/Ciram, o acumulado de chuva previsto no período de segunda-feira (22) até domingo (26) pode chegar até 160 mm em alguns pontos isolados do Estado. Para ser uma idéia, durante as enxurradas do Carnaval choveu em dois dias 140 mm, em algumas cidades, e os solos não concentravam umidade como agora. Ainda, conforme as previsões, boa parte dessa chuva deve vir acompanhada de temporais com ventos fortes e granizo isolado.
"A quantidade de chuva esperada associada às condições do solo e dos rios, pois tivemos uma semana inteira de chuva, reforçam a necessidade de alerta para as prefeituras e para a população, especialmente, das regiões do Vale do Itajaí, Planalto Norte e Grande Florianópolis", ressalta Alves.
Para prevenir enchentes, a Defesa Civil está monitorando, através do Departamento de Infra-estrutura (Deinfra) a situação das barragens no estado. Conforme os dados, a barragem de Taió está com 80% de sua capacidade utilizada e a barragem de Ituporanga com 60%. Alves explica que o Deinfra já está realizando manobras para diminuir a quantidade de água. "Os números indicam a necessidade de manobras para liberar a capacidade de armazenagem, caso as previsões se confirmem", afirma o diretor.
A Defesa Civil recomenda que a comunidade fique atenta se confirmadas as previsões e que no caso de emergências acione a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, através do telefone 199.
No caso de alagamentos é recomendado evitar contato com as águas, pois além de poder receber um choque elétrico, elas estão contaminadas, podendo causar graves doenças; e não dirigir em lugares alagados.
Moradores de áreas vulneráveis a deslizamentos precisam ficar atentos, no caso de aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e inclinações de troncos de árvores ou postes.
O diretor do Dedc, capitão Márcio Luiz Alves, ressalta que o alerta é uma medida preventiva, visando a segurança da população. "É importante avisar as pessoas dos riscos de desastres, para que elas possam minimizá-los", explica. A Defesa Civil do Estado tem plantão de atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o 48 3244 0600.
CHUVAS DE OUTUBRO – o mês de outubro tem apresentado chuva acima da média do Planalto ao Litoral, com exceção do Litoral Sul, sendo mais persistente no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nessas regiões, além da chuva quase contínua, a umidade tem ficado muito alta, acima de 80% na maior parte do período, e com a presença de muitas nuvens. Essa condição de tempo favorece a manutenção da umidade no solo deixando-o saturado e o resultado é o escoamento das águas superficiais para as áreas mais baixas e para as calhas dos rios, provocando inundações. No Oeste e Meio-oeste, o volume de chuva está abaixo da média.