O GOVERNADOR Luiz Henrique e a secretária regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani inauguram nesta segunda-feira (29) a nova base do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, em São Joaquim, na Rua Domingos Martorano.
A solenidade será às 17 horas, com a presença da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e da gerente estadual do Samu, Cristina Machado Pires.
A nova base ficará na antiga sede do Corpo de Bombeiros, que foi readequada e recebeu reforma para alojar a equipe do Samu durante os plantões para atendimento. A Secretaria Regional de São Joaquim destinou R$ 67,6 mil na obra, que inclui três quartos com banheiro, depósito, cozinha, rouparia, sala de estar, espaço para preparação de materiais de procedimento e garagem para a UTI Móvel.
O Samu é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. A secretária Regional destaca que através do Samu/192, o governo está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. Há dois anos o Samu atua na região de São Joaquim, com funcionamento 24 horas por dia e equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
O programa realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito depois de chamadas gratuitas, feitas para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. O envio da ambulância é justificado em casos de acidente de trânsito, ataques do coração, convulsões, desmaios prolongados, envenenamentos e intoxicações.