Um investimento total de R$ 388.312,00, onze Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais (Apae) e uma entidade de assistência social abrangidas pela Amures, foram beneficiadas pelo Instituto Guga Kuerten (IGK) e estão recebendo recursos para implementar melhorias. De fora da região, outras 12 Apaes e uma entidade de cunho social também receberá recursos para investimento em infra-estrutura e equipamentos. A capacitação das entidades aconteceu na manhã desta segunda-feira (22/09) no auditório da Amures.
As instituições beneficiadas se cadastraram através de projetos de viabilidade técnica e financeira junto ao Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS) e tiveram em julho passado a confirmação do benefício. A edição deste ano recebeu 29 projetos que foram analisados pelo Conselho do IGK e representantes da Aurora, Baesa; Banco do Brasil e Fundação Lemann, empresas parceiras das ações.
Em setembro foi anunciada as 25 instituições que com projetos aprovados na área de integração de pessoas deficientes no Planalto Serrano e região Oeste de Santa Catarina. A lista é composta por 23 Apaes e duas associações. Segundo a psicóloga e integrante da equipe de assistência técnica e social da Baesa, Lisandra Fachinello Suhett, neste primeiro encontro de capacitação é trabalhado o aprimoramento dos projetos.
"Nesta capacitação há o envolvimento sob vários aspectos. Desde o preparo do professor até as inovações em sala de aula", descreveu. A troca de informações entre Apaes também é trabalhada e de acordo com a coordenadora social do IGK, Silvana Silveira Medeiros, os projetos contemplam desde aquisição de veículos até reformas físicas.
"O projeto é avaliado pela sua viabilidade técnica e financeira. Tem de mostrar contrapartida e desde dia 3 de setembro os recursos já foram liberados. Agora vamos dar o apoio técnico por doze meses, em quatro encontros de capacitação. O primeiro é este em Lages", explicou. Na região serrana é a primeira ação do IGK, que há sete anos realiza este trabalho. Os recursos máximos por projeto são de até R$ 20 mil.
A estimativa é que mais de mil pessoas portadora de algum tipo de deficiência seja beneficiada com a iniciativa. Na região da Amures foram contempladas as Apaes de Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema, além da Associação de Deficientes Visuais do Planalto Serranao (Adevips).
Dia13 de outubro, a capacitação será realizada em Chapecó, com a participação das instituições selecionadas nos doze municípios da região Oeste.