O JULGAMENTO e a premiação da etapa Regional do Concurso Escolar de Criatividade – Prêmio Recriar foram realizados na tarde desta sexta-feira (18/07), no teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba. Dentre os mais de 50 trabalhos expostos durantes três dias, foram selecionados seis, dos quais dois foram premiados.
Na categoria brinquedos educativos, a vencedora foi a aluna Aline Ribas, da escola Marechal Rondon, de Otacílio Costa, com o tema "O maravilhoso mundo das letras". O trabalho "Labirinto Humano", de Hiago da Rosa, também da escola Marechal Rondon, venceu na categoria recreativo. Os ganhadores receberam do Governo do Estado um computador, entregues pela diretora de Esporte da Fesporte, Lílian de Fátima Pinto, e por Mirian Dolzan, secretária de Educação do município.
Ainda foram classificados na categoria brinquedos recreativos, "Roda Pião", de Paulo Afonso Lopes – EEB Mauro Famas, de São José do Cerrito; "Jogo para crianças Especiais" de Roselaine Rosa – EBM Pedro Álvares Cabral, de Otacílio Costa; "Fusca Ecológico", de Lucas Moreira – EBM Marechal Rondon, de Otacílio Costa; e o trabalho "Brasil 508 anos de história", de Ari Madruga Neto – EBM Santa Helena, de Lages. Todos os participantes receberam medalhas.
O integrador de esportes da Regional de Joaçaba, Carlos Hack, explica que o concurso é aberto a todos os estabelecimentos de ensino de Santa Catarina e consiste na criação de trabalhos, confeccionados a partir de material reciclado e sucata. Segundo ele, o Prêmio Recriar possui quatro momentos distintos: as etapas escolar, municipal, classificatória e regional. Os trabalhos foram desenvolvidos por alunos de 11 a 14 anos.
O prêmio é uma promoção do Governo do Estado, organizado pela Fesporte, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, em parceria com a Secretaria de Educação, SDR Joaçaba e Prefeitura de Joaçaba.