You are currently viewing Prefeitos da Amures querem PAC Ambiental

Prefeitos da Amures querem PAC Ambiental

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Secretário Regional interino disse que pretende firmar parcerias com os prefeitos e ajudar no desenvolvimento

     OS PREFEITOS da Amures aprovaram por unanimidade na sexta-feira (06/06) o ingresso de ações judiciais para barrar as imposições do Ministério do Meio Ambiente no que se refere às tratativas do Refúgio da Vida Silvestre e a proposta dos Campos de Altitude. A deliberação aconteceu em assembléia ordinária, na sede da associação onde foram aprovadas as diretrizes do Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável.
Um dos tripés do plano é o que os prefeitos denominam de PAC Ambiental. "A questão é como o governo ajudará a resolver os problemas de saneamento básico dos municípios da região. Querem criar reservas ambientais sem antes resolver um dos principais problemas que é a destinação correta de dejetos", questionou o coordenador ambiental da Amures, prefeito de Bom Jardim da Serra, Rivaldo Macari.
Os prefeitos reiteraram a preocupação com as indenizações das famílias que eventualmente sejam atingidas pelas reservas ambientais. E firmaram posição com a proposta do governo do Estado que defende as reservas de Campos de Altitude apenas nas áreas acima de 1.800 metros de altitude.
Os planos diretores de uso e ocupação de solo, propostos pelos prefeitos, serão viabilizados desde que os recursos sejam conveniados. O secretário Regional interino, Cristóvam de Araújo Cardoso, hipotecou apoio aos prefeitos na criação dos planos diretores. E reiterou que independente de cores partidárias ajudará os municípios na busca pelo desenvolvimento.
O presidente da Amures, Cláudio Roberto Ziliotto, apresentou ainda uma relação de mais de 50 veículos adquiridos para as prefeituras via Amures. Foram doações da Superintendência da Receita Federal, de Voz do Iguaçú. "Ainda temos alguns municípios que não receberam veículos. Mas já estamos providenciando novos pedidos", afirmou Ziliotto.
Dia 16 de junho os prefeitos e lideranças da região acompanham na Fiesc, em Florianópolis, mais uma reunião do Conama para tratar dos campos de altitude da Serra Catarinense.