OS ELEITORES, principalmente do interior do país, já podem dirimir qualquer dúvida quanto às regras e à importância das eleições municipais marcadas para outubro deste ano. O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) lançou nesta quinta-feira (24), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Guia do Eleitor Cidadão – Eleições 2008. É um livro com pouco mais de 50 páginas, texto simples e linguagem acessível para qualquer leitor e repleto de ilustrações.
Através do guia, que será distribuído gratuitamente em todo o país, o eleitor vai ficar sabendo qual é o papel dos prefeitos e vereadores, além das responsabilidades de cada um na administração e na aplicação dos recursos do município. O Guia também explica o funcionamento das coligações, convenções e filiações, esclarece o tema da fidelidade partidária e mostra o que é permitido ou não na propaganda eleitoral.
O livro, que é resultado do trabalho de técnicos e servidores do TSE e do Senado, mostra o funcionamento do processo eleitoral, antes, durante e depois. Através do Guia o eleitor fica sabendo como votar conscientemente nas eleições municipais deste ano, traz dicas para a escolha de bons candidatos, e aponta os cuidados que deve ter para não se deixar enganar por falsas promessas.
Além disso, o material criado pelo ILB lembra que a participação do cidadão no processo político deve continuar mesmo após as eleições, na cobrança das promessas de campanha e na fiscalização do trabalho dos eleitos.
Fonte: CNM/AMURES