A partir da próxima semana deve diminuir a demanda de ações na Justiça para compra de medicamentos
DIMINUIR as demandas de ações judiciais para compra de medicamentos de alto custo. Agilizar o atendimento e baratear custos aos cofres públicos para atender a mais pacientes. São alguns dos objetivos do treinamento que acontece nesta sexta-feira (04/04), com técnicos e secretários municipais de Saúde de todos os municípios da Serra Catarinense.
A capacitação inicia às 13h30min no auditório da Associação dos Municípios da Região Serrana – Amures – será ordenada pelo juiz da Vara da Fazenda Silvio Orsato e a coordenadora do Consórcio de Saúde, Nalú Júlio.
"Os medicamentos especiais são competência do Estado, mas acabam onerando os municípios. Às vezes há o genérico e o paciente não aceita porque o médico receitou o nome comercial", explicou Nalú Júlio. Para superar este impasse será assinado um protocolo que obrigará os médicos a prescreverem também o genérico ou similar.
Estão convocados também para o treinamento as assistentes sociais e os farmacêuticos dos municípios. "Todo paciente que for solicitar medicamento especial terá de ir antes à Secretaria de Saúde fazer um requerimento", antecipou Nalú Júlio.
Os números de ações devem ser revelados na capacitação. Mas, há uma avalanche de processos por medicamentos de alto custo. O que preocupa os secretários de Saúde e o Judiciário é que há ações judiciais até para medicamentos que estão disponíveis na farmácia básica.