You are currently viewing Ziliotto quer Amures na regência dos projetos regionais

Ziliotto quer Amures na regência dos projetos regionais

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Solenidade reuniu mais de 100 pessoas e foi dada posse também a presidência do Consórcio

     A POSSE da diretoria da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), terça-feira à noite na sede da entidade abriu caminho para um novo desafio que passa ser encampado pelos prefeitos. Provocar entidades públicas e privadas a trabalharem juntas num projeto de integração econômica e social.
Ao assinar o termo de posse, o prefeito de Correia Pinto, Cláudio Roberto Ziliiotto disse que a unidade e o consenso sempre prevaleceram na Amures. E o que falta para impulsionar o desenvolvimento econômico são grandes empreendedores que assumem desafios. "Uma das maiores indústrias que podemos fomentar é o turismo que está adormecida. O Aeroporto Regional de Correia Pinto será a porta de entrada dos futuros visitantes da região".
Ele citou ainda, as BRs-282, 116 e 470 como corredores para acolher os turistas, assim como as demais rodovias estaduais e municipais e a rede ferroviária. Falou dos potenciais do subsolo serrano como águas termais, mineral, sulfurosas, fonolito, bauxita e alumínio. E lembrou que até pouco tempo a região detinha o triste reconhecimento de ter maior per capita de poupança do Estado, o que demonstra a retração de investimentos.
Ele lançou um desafio, dizendo que a Amures será a regente de uma grande orquestra composta pelas entidades públicas e privadas para formar a harmonia de desenvolvimento e equilíbrio econômico e social.
O presidente que deixou o cargo, Antônio Coelho Lopes Júnior, agradeceu o apoio recebido durante seu período. Disse que metas foram alcançadas, mas a maior conquista continua sendo a união e o companheirismo dos prefeitos. Ele entregou um relatório das ações da associação em 2007 para os representantes do senador Raimundo Colombo e para a Uveres.
Na solenidade, o prefeito de Otacílio Costa, Altamir José Paes repassou a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde ao prefeito de São Joaquim, Newton Stélio Fontanella, o "Téio". O representante do senador Raimundo Colombo descerrou a cobertura do quadro do prefeito Antônio Coelho Lopes Júnior, que passou a compor a galeria de ex-presidentes.
Médico, o novo presidente do Consórcio disse que dará continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado. Com maior ênfase aos exames especializados e mais agilidade nos atendimentos e ampliação de serviços.
O prefeito Renato Nunes de Oliveira comentou que comandar a Amures é uma responsabilidade muito grande. E que integrar a nova diretoria é estar atendo aos desafios de honrar ainda mais a região, berço de grandes lideranças. Renatinho foi reticente ao afirmar que estará junto com Ziliotto para encampar os projetos de interesse regional e voltados ao desenvolvimento dos municípios menos assistidos.
O Secretário Regional Osvaldo Uncini, disse a que a bandeira da Amures é a integração econômica e social e que este momento é histórico porque o governo do Estado está do lado da Serra Catarinense. "Temos um Secretário de Estado da Agricultura e a forte vocação para o agronegócio. Basta despertarmos este gigante adormecido para desenvolver nosso potencial. E cabe a nós, governo do Estado e prefeitos enfrentar este desafio", declarou Uncini.
O deputado estadual Renato Henning veio especialmente de Florianópolis para prestigiar a posse. Mais de 100 pessoas prestigiaram a solenidade que tinha na programação uma homenagem ao governador Luiz Henrique da Silveira, mas que acabou cancelada em decorrência de incompatibilidade de agenda.