Um ano após a diplomação dos vencedores das eleições gerais de 2006, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança a campanha "Olho Nele", para lembrar ao eleitor que ele é responsável pela atuação do candidato que escolheu. A campanha será veiculada até 24 de fevereiro de 2008. "O candidato que você elegeu é você lá. Olho nele", recomenda o TSE na campanha.
Em comunicação aos dirigentes das redes brasileiras de televisão, o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, afirma que a campanha "tem por objetivo lembrar os eleitores do compromisso com a democracia e com o aprimoramento das instituições". Por isso, solicita colaboração na divulgação nacional, gratuita, de dois filmetes de 30 segundos cada.
As peças publicitárias foram produzidas pela Fundação Padre Anchieta / TV Cultura de São Paulo, a pedido do TSE. Além dos filmes que serão veiculados na televisão, foi criado um spot de rádio.
"O seu candidato foi eleito? Você está satisfeito? Está de olho nele? Você é o responsável pelo país que nós somos. O Brasil é tão bom quanto o voto que você colocou na urna", destaca a personagem de um dos filmetes. "O candidato que você elegeu é você lá. Olho nele", completa o locutor.
No outro filme de 30 segundos, uma professora ensina aos alunos a seguinte conjugação: "Eu estou de olho. Tu estás de olho. Ele está de olho. Nós estamos de olho. Vós estais de olho. Eles estão de olho". Ao fundo, um locutor pergunta: "O seu candidato foi eleito? Você está satisfeito? Está de olho nele? Você é o responsável pelo país que nós somos. O Brasil é tão bom quanto o voto que você colocou na urna. O candidato que você elegeu é você lá. Olho nele".
Junto com o pedido de divulgação das peças, o Tribunal encaminhou às emissoras uma sugestão de plano de mídia. A campanha "Olho Nele" foi criada nos moldes da campanha "Vota Brasil", realizada em 2006 para esclarecer o eleitor sobre a importância do voto consciente.
Fonte: TSE/AMURES