Defesa Civil alerta para riscos de tempestades em SC

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

O Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) e a Epagri/Ciram alertam para a possibilidade de novas tempestades na próxima sexta-feira (9/11) e no sábado (10/11). Conforme a meteorologista Gilsânia Cruz há risco de tempestades com rajadas fortes de vento entre 60 e 80km/h e granizo isolado, deixando o mar em condições desfavoráveis para navegação, entre a tarde de sexta-feira e domingo (11/11).
Diante das previsões, o diretor do DEDC, Márcio Luiz Alves, recomenda que as pessoas que moram próximo às margens dos rios fiquem atentas com o aumento da quantidade de água e que em caso de início de alagamento providenciem a saída das residências e evitem permanecer muito tempo em contato com a água, devido à possibilidade de doenças. No caso de ocorrência de granizo ou ventos fortes, permanecer dentro de suas residências, em locais seguros, aguardando o fim da tempestade, para evitar lesões. Atividades marítimas, fora da costa, também devem ser evitadas.
Ainda, segundo o diretor, quem tiver sua residência danificada deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou com a Defesa Civil do município (199). "Se houverem residências danificadas é importante que as pessoas verifiquem que as estruturas estejam seguras na hora da recuperação, principalmente, dos telhados para evitar acidentes," ressalta.
O Dedc e Epagri/Ciram estarão de plantão 24 horas, monitorando as condições do tempo. "É importante salientar que o alerta é uma medida preventiva e que não necessariamente haverá tempestades em todas as regiões. A população deve ficar tranqüila. Estamos prontos para atender e garantir a reposta apropriada", explica Alves.
Previsão do tempo para sábado: No sábado a frente fria passa pelo estado, mantendo o tempo fechado e chuvoso em todas as regiões. Em alguns momentos, a intensidade da chuva deve variar de moderada a forte, principalmente do Oeste ao Sul do estado para onde estão previstos os maiores acumulados, que devem variar entre 40 e 80mm. O risco de temporal e granizo ainda não pode ser descartado. Os ventos viram para sul no decorrer do dia com rajadas intensas e a temperatura diminui, ficando mais baixa na madrugada de domingo.