Programa Beija-flor é instalado em Bom Jardim da Serra

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

O secretário de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Humberto Luiz Brighenti participou na última segunda-feira (29) da inauguração do telecentro comunitário do Programa Beija-flor, anexo à Biblioteca Municipal Colombo Machado Sales, em Bom Jardim da Serra.
A sala de informática, com cinco computadores ligados à Internet, vai garantir a inclusão digital de famílias de agricultores e comunidade local que não têm acesso a computador e internet, com acompanhamento de monitores treinados. "Se houver demanda vamos ministrar cursos de computação", explicou a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Dilvaci Cechinel Mattos. O telecentro ficará aberto ao público das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas e será monitorado por dois alunos estagiários do ensino médio. A manutenção dos computadores e contratação de professores ficará a cargo da Secretaria Regional, Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Prefeitura Municipal.
O secretário Humberto Brighenti destacou que o objetivo do Programa Beija-flor é reduzir os índices de exclusão digital, principalmente da população rural e informou da possibilidade da instalação de telecentros nos municípios de Rio Rufino e Bom Retiro. "Além de oferecer novas alternativas de acesso à informação e ao conhecimento, os telecentros proporcionam formação e qualificação a agricultores e comunidade local, ampliando assim as alternativas de atuação no mercado de trabalho e com isso gerando renda e qualidade de vida", enfatizou o secretário. A gerente de Educação da SDR, Rita de Cássia Jesus, acrescentou que os espaços dos telecentros apóiam ainda as atividades escolares e contribuem para a educação não-formal, especialmente de crianças e jovens.
O programa Beija-flor vem sendo desenvolvido em Santa Catarina através de uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco do Brasil, que faz a doação dos computadores e acessórios, substituídos em agências de todo o país (micros Pentium de 75 a 350 MHz). Em todo o Estado, já foram instalados 54 telecentros.