O IBGE confirmou. O município de São José do Cerrito é o único entre os 18 que integram a Amures que terá mudanças no índice de retorno do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A confirmação aconteceu com base nos números levantados pelo censo populacional feito neste ano, no período de abril até o final de julho. O IBGE demorou um pouco para apresentar oficialmente os dados uma vez que em alguns municípios foi preciso retornar para algumas comunidades, além da totalização dos números que demoraram em função de algumas regiões e estados do país onde o trabalho atrasou. João Volni Madruga, coordenador do IBGE na região de Lages, informou que nenhum município da região terá perda de arrecadação do FPM em função do Censo 2007. "Com exceção do Cerrito, que vai ter um retorno maior pois o índice era de 0.6 e agora, com a nova população, vai para a faixa de 0.8, todos os demais mantiveram seu índice de retorno do FPM", explicou.
Pelos dados do IBGE, o município de São José do Cerrito apresentou uma população em 2007 de 10.304 pessoas. Esse número é quase o mesmo apresentado no ano de 2000, quando haviam 10.393 moradores naquele município. "Acontece que em 2000 a população havia caído em relação ao Censo de 1991 e de 1996", explicou o Secretário de Planejamento e Administração, Pedro Marcos Ortiz. "Então o IBGE vinha aplicando um redutor negativo em nossa população, que deveria ficar na faixa dos 9.500 habitantes pelas projeções para este ano. E o que se constatou foi uma população maior, o que faz com que nosso índice populacional voltasse a ficar positivo e restabelecesse o índice de retorno do FPM para 0.8", acrescentou.
R$ 870 mil a mais por ano
Em termos absolutos, se levada em conta a arrecadação e os montantes repassados pela União em 2007, com a mudança de 0.6 para 0.8 o município de São José do Cerrito terá em 2008 um retorno de pelo menos R$ 870 mil a mais apenas com o FPM, o que representa quase dois meses da atual arrecadação média mensal. "È um dinheiro extra que vem em boa hora. Com certeza vamos aplicar em saúde, educação, melhorias nas estradas e na infra-estrutura geral do município", declarou o prefeito Ruy de Amorim Ortiz.
O prefeito disse ainda que as perspectivas para 2008 são muito boas, principalmente pelo estágio avançado e anúncio do término das obras de pavimentação da BR-282. "Essa obra vai mudar para muito melhor a realidade para nossa gente",disse. "Nossa prioridade é continuar investindo em infra-estrutura para o meio rural. Por isso, já fizemos uma série de melhorias nas estradas, investimos na abertura de pelo menos seis poços artesianos, estamos construindo moradias populares, levando (em parceria com o Governo Federal) energia elétrica às famílias do interior (570 moradores já foram beneficiados desde 2005), inaugurando novos postos de saúde e ampliando a oferta de transporte escolar, só para citar alguns avanços", finalizou.