You are currently viewing Amures vai fomentar a agroindustria

Amures vai fomentar a agroindustria

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) aprovaram nesta terça-feira (24), a criação de um consórcio para que seja implantado o Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) com abrangência aos 18 municípios.
A deliberação aconteceu no município de Rio Rufino, onde o presidente da associação, Antônio Coelho Lopes Júnior transmitiu o cargo ao vice, Sebastião Neri Costa.O presidente interino ficará 30 dias no cargo. E justificou seu gesto como uma ação para integrar mais os prefeitos e dar oportunidade aos colegas.
A reunião descentralizada serviu ainda para tratar da criação do consórcio para viabilizar a inspeção sanitária aos produtos de origem animal e vegetal. "Desde o queijo até os derivados de carne poderão ser inspecionados por este serviço municipal. E os recursos para viabilizar estes projetos, serão numa parceria federal com os municípios", explicou Celênio Sartori.
Ele vai coordenar as equipes de suporte para elaborar os projetos agroindustriais nos municípios. A idéia é fomentar a economia nas pequenas propriedades a partir da industrialização dos produtos de origem animal e vegetal, mas sempre tendo à frente a inspeção sanitária que dará a certificação da qualidade dos produtos.
O programa federal que destina recursos ao Suasa, prevê até R$ 18 mil por família com juro de 3 % ao ano, prazo de até oito anos e carência de três a cinco anos. Segundo um dado apresentado na reunião, em 1954 o produtor rural transformava em renda 80% do que produzia. Hoje não chega a 10% o que lhe reverte em renda na propriedade.
O presidente da Amures em exercício, disse que o consórcio vai incrementar a renda nas propriedades. "Este é o propósito da associação. Ajudar na busca de soluções e o consórcio para formar agroindústrias é uma delas", declarou Neri Costa. Dia 10 de agosto será realizado na Uniplac, um Seminário Regional para afunilar as tratativas do consórcio.
Representantes do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário deverão participar do evento que objetiva o fortalecimento da agropecuária e a geração de renda no meio rural.