Representantes de quase 30 entidades ligadas ao Fórum de Combate e Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil participaram esta semana, de reunião na sede da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).
O objetivo foi definir as ações que serão realizadas em Lages e no âmbito regional, em 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Violência e a Exploração Sexual Infanto-Juenil. Duas ações fortes foram estabelecidas pela comissão organizadora do evento.
A primeira será um pedágio com distribuição de panfletos e material de conscientização próximo ao posto Ampessan, na BR-116. A outra será atividade recreativa, durante a tarde na praça Vidal Ramos Sênior (Terminal).
"As escolas das redes pública municipal, estadual e particular, levarão os alunos para se integrar ao evento na praça. Durante a semana que antecede o evento, serão realizados nas escolas trabalhos relacionados ao tema da violência e a exploração sexual", explicou o coordenador regional do Fórum, Salesiano Durigon.
O objetivo do evento é conscientizar sobre as formas de prevenção à violência e da exploração sexual infanto-juvenil. Estimular as denúncias e capacitar os profissionais para detecção dentro da rede de atendimento, de casos de crianças e adolescentes vítimas deste tipo de violência.
A proposta da mobilização este ano é chegar a todas as instituições de ensino. E a tradicional passeata pelas ruas centrais da cidade será dia 24 de setembro, Dia estadual de combate à violência e a exploração sexual infanto-juvenil.
Segundo um levantamento do Fórum Regional, as campanhas têm um grande alcance e resultado prático. "Apuramos ano passado um aumento de quase 70% nas denúncias de violência e exploração sexual, em apenas duas escolas, após a campanha de conscientização. Eram casos que se mantinham velados, porque a violência acontece quase sempre dentro da família", revelou Durigon