You are currently viewing Assistência Social se mobiliza para implantar os Cras

Assistência Social se mobiliza para implantar os Cras

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Responsáveis pelo setor de Assistência Social dos municípios da Serra Catarinense realizaram reunião esta semana para compor o grupo que irá à Assembléia Geral do Conselhos Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegema). O encontro será dia 3 de maio em Chapecó.
Durante o encontro serão escolhidos os representantes regionais que discutirão com os organismos estaduais as políticas públicas da assistência social. "É importante que possamos garantir este assento no Coegema para que tenhamos voz e possibilidade de trazer recursos para nossa região", disse o presidente do Núcleo dos Profissionais de Serviço Social da região, Lauro Santos.
Ele salientou que tanto na Câmara Técnica, onde se estuda e emitem pareceres técnicos dos projetos, quanto nos casos de gestão municipal, onde são votados os projetos, a presença da região é fundamental.
Os assistentes social dos municípios aproveitaram a reunião na sede da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), para criar o Fórum Regional de Assistência Social. O objetivo do órgão será discutir e trocar informações sobre as propostas dos municípios à cerca dos projetos comuns.
"Tendo um Fórum fortalecido poderemos negociar com os prefeitos, com o governo do Estado ou federal ações coletivas de interesse da assistência social", explicou Lauro Santos. E uma das prioridades de discussão será a implantação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Apenas Lages possui três Cras. Os demais municípios precisam estruturar com urgência seus Centros de Assistência Social para canalizar recursos federais e ampliar o atendimento. Os Cras atenderão de forma prioritária as famílias em situação de vulnerabilidade social.
O atendimento consiste em capacitação, atendimento de creche, alimentação, erradicação do trabalho infantil e cidadania, desde a infância até aos idosos. E a implantação dessa política nacional depende da implantação do Cras,que se tornou o foco dos municípios na questão de assistência social.