Equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) de sete municípios, sendo quatro catarinense e três gaúchos, participaram sexta-feira, dia 17 de novembro, do segundo Fórum de Discussão sobre Saúde Preventiva. O evento no Clube Recreativo Lago Azul, em Anita Garibaldi, mobilizou mais de cem pessoas e foi organizado pela equipe da Célula de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Baesa.
Os profissionais de saúde traçaram um perfil da realidade das comunidades lindeiras, diagnosticaram problemas e discutiram soluções de saúde preventiva às famílias atingidas pelo empreendimento. Além das palestras, foram realizadas oficinas e troca de informações entre as equipes do PSF. De acordo com o engenheiro de segurança e coordenador geral do encontro, Elder Fragoso da Fontoura, se buscou durante as discussões o aperfeiçoamento do trabalho realizado junto às famílias.
“A princípio a idéia era se estender apenas às famílias atingidas pela construção da represa. Mas o trabalho está indo além dos reassentamentos e muitas famílias estão tendo atendimento médico e odontológico”, afirmou Elder da Fontoura. Os municípios participantes do Fórum sobre Saúde foram: Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Anita Garibaldi, no lado catarinense. E do Rio Grande do Sul: Pinhal da Serra, Esmeralda e Vacaria.
O prefeito de Anita Garibaldik Rui Duarte, disse que o evento permitiu dar um grande passo no sentido da formação da cidadania das pessoas. “A troca de informações e as experiências manterá as equipes do PSF ativas e quem ganha com isso é a comunidade lá na ponta. Outros encontros desta natureza serão realizados para manter o incentivo às equipes de saúde preventiva”, comentou. No final do evento foi lançado um concurso entre as equipes do PSF. Elas concorrerão à premiação de primeiro a terceiro lugar através de projetos próprios para melhorar o atendimento de saúde preventiva. Os prêmios serão surpresa e serão doados pela Baesa para estimular as equipes do PSF ao atendimento direto nas comunidade.