Os testes para a realização da Contagem da População 2007, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começaram dia 9 de outubro, em Campinas e Tuiuti, ambos municípios de São Paulo. Uma prova piloto foi feita nos municípios para reproduzir as condições reais da coleta de dados e testar pela primeira vez computadores de mão (Personal Digital Assistant PDA), que substituirão o tradicional questionário em papel. No próximo ano, mais de 86 mil censitários e recenseadores vão visitar 28 milhões de domicílios em 5.414 municípios, onde 110 milhões de brasileiros residem. A partir destes dados serão calculados os coeficientes de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Diferentemente do Censo Demográfico do IBGE, a Contagem da População apesar de ter abrangência nacional, investiga apenas três características: idade, sexo e migração. A Contagem 2007, por restrições de custo, ocorrerá apenas nos municípios com até 170 mil habitantes. A utilização dos PDAs agilizará muito a transmissão das informações coletadas, e acabará com erros de preenchimento e digitação, entre outras vantagens operacionais.
A coleta de dados que teve início no dia 9 se estenderá até 3 de novembro, em Campinas e Tuiuti. Na primeira fase os teste serão feitos na área urbana, a partir de 16 de outubro, será a vez de testar os procedimentos do Censo Agropecuário, que investigará cerca de 5,7 milhões de estabelecimentos agropecuários. Depois serão visitados todos os domicílios e estabelecimentos agropecuários dos dois distritos.
Para o teste piloto, dez especialistas do IBGE irão conduzir uma equipe com 41 recenseadores, supervisores e coordenadores, e reproduzir as rotinas de trabalho da Contagem 2007. A prova piloto também contará com um grupo de observadores para acompanhar todo o processo, identificando e anotando problemas e dificuldades. O IBGE contar com a colaboração da população no bom atendimento aos recenseadores.
Agência CNM/AMURES