Autor de vários projetos no campus da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), o engenheiro civil Asdrúbal Guedes de Souza Pinto Filho, teve revelado num concurso nacional, um de seus projetos na área ambiental. O reconhecimento é da organização não governamental dedicada à conservação da natureza, denominada WWF-Brasil, que no ano de 2005 instituiu a campanha nacional “Água para a Vida, Água para Todos: Boas Práticas em Saneamento”. O projeto denominado “Captação e Aproveitamento da Água Pluvial”, foi classificado entre os 15 melhores do Brasil.
Asdrúbal Guedes tem sido peça fundamental na elaboração de projetos para a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), onde atua como colaborador há mais de uma década. O projeto desenvolvido por ele para a Uniplac, dá uma destinação adequada para a água pluvial e foi elaborado em 2003 com participação da Comissão de Educação Ambiental. Inicialmente o projeto abrangia apenas um dos prédios do campus da universidade e atualmente, já funciona em quatro novas edificações. Pela medição feita, o sistema revelou uma economia de 47% no consumo de água nas instalações sanitárias. A água empregada no sistema é utilizada apenas nos vasos sanitários e mictórios.
Segundo o professor Luiz Gonzaga Padilha de Arruda, da Comissão de Bio-Segurança, em valores econômicos o projeto representou uma economia considerável, uma vez que não necessita de manutenção permanente além de não ter consumo de energia elétrica. O sistema funciona por gravidade. Pela originalidade e economia que apresentou apresentou, ele será apresentado agora à Agência Nacional de Águas (ANA).
A reitora da Uniplac, Nara Maria Kuhn Göcks, declarou que a Uniplac passou a ser uma universidade reconhecida nacionalmente pela qualidade de suas ações na geração e socialização do conhecimento, na formação humana e no desenvolvimento regional sustentável.