A mobilização em defesa dos municípios, que começou nesta terça-feira no Senado Federal, auditório Petrônio Portela, foi marcada pela indignação dos prefeitos com o governo federal. Com cordas no pescoço eles simbolizaram a situação financeira das prefeituras no final deste ano. A reunião nesta quarta-feira começou às 10h com esclarecimentos sobre a Reforma Tributária, o aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e as mudanças do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb) em substituição do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef).
Organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a mobilização contou com a presença de 400 prefeitos que recitaram novamente a situação econômica de seus municípios com os pagamentos do 13° salários e férias. Da região serrana participam o presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Newton Stélio Fontanella e o prefeito de Otacílio Costa, Altamir José Paes.
Durante a tarde desta quarta-feira, o presidente da CNM, e os presidentes de associações estaduais e prefeitos, estarão pleiteando com deputados a pauta de reivindicações proposta pela entidade. Às 17h, haverá uma reunião no Salão Verde da Câmara dos Deputados para definir os resultados obtidos neste dia junto aos deputados e a resposta do Congresso Nacional sobre as convocações extraordinárias.
Fonte: Amures/Agência CNM