Constituir uma rede formada por gestores ligados à cultura, turismo e esportes. Estimular o debate e sugerir a promoção de políticas públicas ampliando e democratizando a ação dos governos, além de estimular as relações de parcerias entre iniciativa privada, pública, organizações não governamentais e sociedade civil. São os objetivos da reunião que aconteceu durante a manhã desta quarta-feira, na Associação Comercial e Industrial de Lages (Acil), com vistas à formação de um Fórum Regional e de um Consórcio Intermunicipal de Turismo.
Representantes de Secretarias municipais de Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages, Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Pousada Rural do Sesc, Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, empreendedores das diferentes áreas do turismo e entidades diversas, deram o primeiro passo para a consolidação do Fórum Regional. Neste primeiro momento a proposta será direcionar as atividades para que sejam dadas respostas mais imediatas com vistas a adquirir uma dimensão e formatar a política de formação de agentes de desenvolvimento para a região.
A criação de uma rede regional de informações e divulgação das atividades, também foi tratada durante o evento. Assim como o levantamento de recursos junto a órgãos estaduais, federais, empresas e fundações que possam financiar os projetos. A reunião foi coordenada pela gerente de Cultura, Turismo e Esportes da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages, Ana Carneiro, que enfatizou a necessidade da organização e a reestruturação do turismo nos 18 municípios da Serra Catarinense.