Técnicos das prefeituras abrangidas pela Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), participam nesta quinta-feira, de treinamento para operação de portal eletrônico. Cada município passará a ter seu meio eletrônico próprio e integrará a partir de agora, uma rede estadual ligada à Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Neste espaço eletrônico as prefeituras poderão disponibilizar todo tipo de informação de interesse da população e da opinião pública.
A capacitação iniciou às 9 horas da manhã num dos laboratórios de informática da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O secretário executivo da Amures, Gilsoni Albino, explica que o portal eletrônico será usado para publicações desde questões referentes à Lei de Responsabilidade Fiscal até a concursos públicos. “As notícias dos municípios, as ações dos prefeitos, tudo pode ser veiculado neste portal que é gerido pelo próprio município”, afirmou.
A rede de informação a que passam a integrar os municípios serranos se estende às 21 associações de municípios do Estado. A capacitação está sendo feita pelo analisa de sistemas da Fecam e coordenador da rede catarinense de formações municipais, Emerson Souto. Ele destacou que a importância do projeto vai além da questão operacional de sistemas. “Ela vai propiciar a interligação de todos os municípios e a troca de informações. Logo, vai estreitar o relacionamento humano”, enfatizou.
Alguns municípios já estão colocando o sistema no ar e em poucos dias todas as prefeituras da região serrana estarão dotadas de portal padrão de acesso eletrônico. A rede é aberta e o navegador poderá inclusive dar sugestões e fazer críticas aos municípios.