You are currently viewing Terminal de calcário vai atender a 30 municípios

Terminal de calcário vai atender a 30 municípios

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Numa parceria das Secretarias Regionais de Lages, São Joaquim e Curitibanos, será implantado em Correia Pinto, um Terminal Regional de Calcário. A definição pelo projeto aconteceu durante à tarde de sexta-feira, numa visita dos secretários municipais de Agricultura, ao local onde se pretende executar o projeto, na localidade de Bandeirinhas. Uma nova reunião será realizada com diretores da América Latina Logística (ALL), para entregar a documentação de demanda de calcário da região a ser transportada pela concessionária ferroviária.


O levantamento topográfico da área foi realizado pela equipe de engenharia da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). De acordo com o coordenador do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura (Forsema), Newton Borges da Costa Júnior, o projeto é tecnicamente viável. “O valor de implantação do projeto é economicamente possível. Cerca de R$ 300 mil, envolvendo três Secretarias de Desenvolvimento Regional. Ao todo 30 municípios serão beneficiados. O custo será diluído entre os municípios beneficiados”, revelou o coordenador do Forsema. A reunião semana passada contou com a presença dos representantes da três Secretarias Regionais e da Epagri.


A localização do Terminal de Calcário será estratégica. O produto usado na correção de solo será transportado de trem e ficará armazenado em barracões cerca de dois quilômetros da BR-116. No local onde haverá os descarregamentos já existe os desvios para as manobras de trem. Centenas de milhares de toneladas de calcário poderá chegar na região a partir da entrada em operação do Terminal de Calcário. Um novo diagnóstico sobre a demanda de calcário na região será elaborado para projetar a estrutura de forma a comportar o atendimento a todas as propriedades rurais.


O que procurou destacar o coordenador do projeto, é de que somente será iniciada a execução do Terminal de Calcário, se os recursos estiveram disponíveis. A entrada em operação da unidade ficará condicionada apenas a questão financeira, pois à parte de projetos será executada pela equipe de engenharia da Amures.