Contadores das prefeituras da região serrana, técnicos e administradores de setor contábil, estiveram reunidos durante todo dia nesta terça-feira, num treinamento com vistas à elaboração do Plano Plurianual (PPA), compreendido ao período 2006 a 2009. Representantes de outras sete associações de municípios acompanharam o planejamento executado pela empresa de sistemas Betha, no auditório do Map Hotel. O foco do treinamento foi a execução financeira e orçamentária de 2006, que tem prazo para que as prefeituras entreguem às Câmaras de Vereadores, até 30 de julho.
Conforme orientação do supervisor comercial da Betha, Alcione Melo Ramos, os projetos referentes à questão financeira e orçamentária, tem de ser elaborados de forma a estar interligados com PPA, Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e execução financeira de 2006, conforme normas do Tribunal de Contas do Estado. Responsável pelo desenvolvimento de softwares para 14 Estados do País e mais de 75% das prefeituras de Santa Catarina, a Betha possui sistemas de planejamento com vistas ao controle interno das gestões públicas.
A reunião de ontem, contou com a presença de mais de 80 pessoas e as maiores dúvidas levantadas pelos técnicos se referiu às exigências do Tribunal de Contas e o cumprimento da legislação. “Até dia 30 de julho tem de ser entregue pelas prefeituras o PPA na Câmara de Vereadores e até 30 de setembro a LDO. E, em 31 de outubro a proposta orçamentária para o exercício seguinte. Os programas estão prontos para serem incorporados pelos municípios”, afirmou Alcione Ramos.
No entendimento do membro do colegiado de contadores da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Walter Manfrói, o treinamento faz com que dúvidas sejam tiradas e se aprimore o serviço aos municípios. “A partir de sexta-feira desta semana o sistema estará disponível e como a maioria das prefeituras já tem o PPA em planilha, fica fácil cumprir o prazo legal”, observou Manfrói.
Além do quadro de técnicos dos municípios da Amures, participaram do treinamento equipes da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc), Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense (Amplasc), Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Ampla) e a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).