Os municípios estão descobrindo as vantagens da Internet. Uma delas é o chamado Pregão Eletrônico, que permite mais transparência na licitação pública. Com o objetivo de capacitar os agentes públicos municipais para operarem este novo modo de fazer licitação pública, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) promove o curso sobre Licitação Pública e Treinamento para Pregoeiro. O evento acontece nesta segunda-feira (27) e na terça (28) de junho, no auditório da Associação dos Municípios da Região de Criciúma (Amrec).
Estarão reunidos representantes dos departamentos de licitações e compras dos municípios da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) Associação dos Municípios do Extremo Sul de Santa Catarina (Amesc) e Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).
No primeiro dia do evento serão apresentadas as modalidades de licitação. No segundo, as principais vantagens em se fazer licitação púbica, através do Pregão Eletrônico e Presencial. Os assuntos serão abordados pelo consultor jurídico da Fecam, Joel de Menezes Nieburh. “O pregão eletrônico é a modalidade de licitação pública mais moderna, porque permite ao município: eficiência, redução de custos e agilidade, além de uma economia de 30 a 40% na redução dos valores, ao fornecedor: competividade, participação e facilidade e a sociedade: maior participação, controle social e transparência%u201D, explica Nieburh.
No pregão eletrônico a licitação é feita através de um sistema de informática, ou seja, os processos licitatórios, desde a publicação do edital até a homologação, são feitos via Internet. Um exemplo disso é o sistema de pregão eletrônico disponibilizado pela Confederação Nacional de Municípios, o Cidadecompras, que será apresentado no segundo dia do evento pelo assessor da Fecam, Edinando Bustolin.