You are currently viewing Amures completa 39 anos à serviço da Serra Catarinense

Amures completa 39 anos à serviço da Serra Catarinense

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) completa nesta sexta-feira 39 anos de fundação. A maior associação em área quadrada possui abrangência em 18 municípios e ocupa 17,4% do território estadual.
Foi através da Amures que alguns grandes projetos regionais saíram do papel. Como a criação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), a implantação de uma bacia leiteira regional que gerou a Lactoplasa, a ligação asfáltica de Lages a São Joaquim e a pavimentação da SC-458 entre Capão Alto e Anita Garibaldi.
O presidente da Amures em exercício, Sebastião Neri Costa, prefeito de Rio Rufino, disse que a maior conquista da associação nos últimos anos, foi o reconhecimento do Consórcio Intermunicipal de Saúde.
"Faz um ano que os serviços do Consócio estão credenciados. Que o Ministério da Saúde reconheceu o Consórcio como entidade autônoma, capaz e competente para atender as demandas de saúde dos municípios", opinou. Hoje, são mais de 20 mil procedimentos realizados por mês, via Consórcio de Saúde.
Nessas quase quatro décadas de fundação, a Amures foi presidida por 28 prefeitos. Alguns reeleitos como o Senador Raimundo Colombo que comandou a entidade por quatro mandados. Foi através da Amures que foi criada também a Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Hoje alimentada por 22 associações de municípios.
O presidente licenciado da Amures, Antônio Coelho Lopes Júnior, prefeito de Capão Alto, disse que um dos maiores resultados da demonstração de força da associação foi o Laboratório de Análises Genéticas, em funcionamento no campus do Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages.
"O laboratório de DNA é o único do Estado com atendimento pelo Sus. Vai atender a região e os demais municípios catarinenses. E só foi possível sua implantação pela insistência dos prefeitos com o Consórcio de Saúde e a Vara da Fazenda Pública, na pessoa do juiz Silvio Orsatto", comentou.
Desde abril do ano passado, a Amures dispõe de nova estrutura física. Passou a ter uma área construída de 350 metros quadrados e vem ampliando os serviços aos municípios. Como assessoria de informática, movimento econômico, nutricionistas, engenharia, comunicação, segurança alimentar e os fóruns regionais que mantém ações permanentes em defesa dos municípios.

História em defesa dos municípios

Concebida com o propósito de ser alicerce de um Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável, a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) foi fundada em 10 de agosto de 1968.
Newton Rogério Neves, prefeito de Lages foi o primeiro presidente. A associação era constituída à época por dez municípios. As emancipações elevaram para 19 os afiliados e atualmente consta de 18 municípios. Celso Ramos desvinculou para fazer parte da Associação de Municípios de Campos Novos
A região está situada numa área de 16 mil quilômetros quadrados.
Sua população está estimada em 299.571 habitantes, equivalente a 5,6% de Santa Catarina. A economia que por décadas esteve apoiada na exploração da madeira desponta hoje com a agropecuária, fruticultura, silvicultura, turismo e indústria madeireira. A região é considerada a mais rica do Estado em biodiversidade vegetal e animal. Ainda possui matas virgens e rios de águas cristalinas.
O fortalecimento das administrações públicas, a defesa e reivindicação dos pleitos regionais, o fortalecimento à cooperação intermunicipal e a troca de experiências dos fóruns e consórcios intermunicipais, continuam sendo as prioridades da Amures.
O secretário Executivo da Amures, Gilsoni Albino, entende a associação como sendo uma entidade constituída pelos prefeitos, para os prefeitos, em prol do povo serrano. E disse que, muito se avançou em tempos passados, mas muito há de se avançar nos próximos anos.