You are currently viewing Anunciada retomada das obras do aeroporto

Anunciada retomada das obras do aeroporto

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O prefeito de Correia Pinto, Cláudio Roberto Ziliotto reuniu autoridades e a imprensa nesta terça-feira (31/10), para anunciar que semana que vêm estará em Brasília para confirmar a retomada das obras do Aeroporto Regional, na localidade de Águas Sulfurosas. Há um ano, não acontece uma movimentação sequer na área do aeroporto. A expectativa é que em um mês, a empresa Sul Catarinense retome pela terceira vez as obras. O prefeito abriu seu discurso dizendo que, “espero que este seja o último movimento que estamos realizando para conclusão do aeroporto”.


A construção iniciou setembro em 2001 e desde então paralisou duas vezes por falta de recursos. A primeira foi logo em seguida à posse do presidente Lula, no início de 2003. A segunda, no dia 31 de outubro do ano passado. O prefeito destacou que, o governo do Estado sempre esteve adiantado com sua contrapartida. A falha foi sempre do governo federal que não renovou o contrato com a empreiteira.


Agora não existe mais empecilho e segundo o prefeito, é esperado a liberação
de R$ 6 milhões para conclusão desta primeira etapa. Posteriormente será pleiteada a liberação de mais R$ 12 milhões para construção de hangares e setor de administração.


A estimativa é que em três meses seja concluída a primeira etapa das obras. E, se transcorrer tudo dentro do esperado, no aniversário do município em 10 de maio, deverá ser feito o vôo inaugural da pista do Aeroporto Regional. De acordo com o prefeito, a região não pode esperar nem mais um dia pela retomada das obras.


Para isso, os deputados Fernando Coruja e Cláudio Vignatti e mais a senadora Ideli Salvatti, acompanharão o prefeito na audiência semana que vêm na Agência Nacional de Aviação Civil. O que mostrará a comitiva é que a pista do aeroporto tem 1.920 metros de extensão e 30 metros de largura e falta apenas a última camada do pavimento. A parte de concreto do futuro pátio de manobras do aeroporto está pronta.


Nesta primeira fase a estrutura comportará operações de pouso e decolagem de aeronaves até do tipo Boing 737, com capacidade para 150 passageiros. Quando estiver concluso totalmente, o aeroporto terá 45 metros de largura e 2.400 de extensão de pista. A terraplenagem já está pronta e dependerá apenas da liberação de recursos. Quando estiver totalmente pronto, o aeroporto será um dos mais modernos de Santa Catarina.