Luiz Henrique e Amin no 2º turno

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O ex-governador Luiz Henrique da Silveira não conseguiu garantir sua prevista reeleição no primeiro turno. Ele disputará novamente o pleito em 29 de outubro com seu tradicional rival, o também ex-governador Esperidião Amin. Com 99% dos votos apurados, Luiz Henrique conquistou 48,92% dos votos e Amin 32,74%.


Comentaristas políticos avaliam que o atraso da decisão para o segundo turno é resultado do apelo de Amin, intensificado na reta final de sua campanha. Ao receber a confirmação do segundo turno, na presença de jornalistas, Amin agradeceu a todos que lhe “ajudaram a vencer uma avalanche de dinheiro, publicidade e poderio. Agora é no mano a mano, com tempos iguais; acabou a eleição do ajuntamento”.


Amin governou o Estado entre 1999 e 2002, vencendo em turno único as eleições de 1998 com 1,4 milhão de votos, quase o triplo do adversário peemedebista Paulo Afonso Vieira. No pleito de 2002, Amin liderou o primeiro turno por 300 mil votos, porém no segundo turno Luiz Henrique uniu-se ao PT de José Fritsch e acabou vencendo com 20 mil votos de vantagem. A aliança entre PMDB e PT, no entanto, caiu por terra logo depois das eleições municipais de 2004.