O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Cisa) abriu, dia 11, o primeiro pregão eletrônico para aquisição de 442 itens de medicamentos. O processo realizado durante três dias foi concluído com sucesso.
O consórcio, criado para garantir os serviços de saúde à população, firmou o contrato de cooperação com o portal CidadeCompras e obteve maior transparência nos processos licitatórios e agilidade nas compras. Além da economia adquirida.
Segundo o pregoeiro do Cisa, Jeson Rodrigues, o pregão eletrônico é um beneficio para a administração. %u201CNão têm como saber quem são os fornecedores durante o pregão, nem os fornecedores sabem quem são os concorrentes, a empresa só é divulgada após o termino do pregão%u201D, declara.
O sistema é adequado às administrações públicas. A negociação é feita por códigos, sendo que, cada fornecedor recebe um número e a entidade outro. %u201CO sistema não permite que o pregoeiro escolha de quem irá comprar. Vence quem oferecer o menor preço%u201D, afirma Rodrigues.
A equipe de compras do Cisa realizarou o primeiro pregão após participar do curso de formação de pregoeiros, oferecido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Farmus). E de acordo com o pregoeiro, a ferramenta é simples de manusear e o portal também disponibiliza apoio operacional, no caso de duvidas durante o pregão.
Agência CNM/AMURES