O Ministério da Educação divulgou neste dia 30 de junho, os resultados da primeira edição da Prova Brasil, que avaliou o conhecimento de mais de três milhões de estudantes da quarta e oitava séries do ensino fundamental nas disciplinas de português e de matemática. Foram apreciadas todas as escolas públicas estaduais e municipais urbanas do país.
De acordo com a pesquisa, está ocorrendo uma inversão de tendências no ensino. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, os números apresentados desde que a educação passou a ser medida no país eram preocupantes, pois revelavam uma queda constante na qualidade do ensino.
O desempenho dos alunos da quarta série em 2005 melhorou quanto aos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2003. As médias obtidas estão dentro de uma escala de 125 a 350 para português e de 174 a 179 para matemática. Para os alunos da oitava série, os resultados mantiveram-se em matemática, com média de 237 pontos, e, em português, este número recuou de 225 para 222.
Segunda o ministro, esta avaliação possibilita a definição, por cada escola, de metas e o desenvolvimento de projetos pedagógicos comprometidos com estes objetivos. De acordo com o ministro, todas as escolas melhorarem 6, 7 ou 8 pontos a cada edição do Prova Brasil e sendo assim já se pode atingir um quadro educacional melhor do que existe hoje.
Agência CNM/AMURES