Os ministérios da Educação e Saúde criaram uma nova medida para incentivar o desenvolvimento da alimentação saudável nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio. A portaria pretende gerar no ambiente escolar um espaço de valorização dos alimentos saudáveis e proporcionar que as crianças e jovens tenham alimentação adequada.
Preocupados com o aumento do número de crianças com doenças como obesidade, hipertensão e diabetes, causadas pela má alimentação, o ministro da Saúde, Agenor Álvares, em parceria com o ministro da Educação, Fernando Haddad, assinaram uma nova portaria que institui diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas.
Com objetivo de estimular as prefeituras a desenvolverem estratégias de alimentação saudável, de acordo com a especialidade local, incentivar a criação de hortas nas escolas e incluir no plano pedagógico o tema. Os Ministérios vão fornecer materiais de apoio que atuem junto à comunidade e capacite a implantação e o cumprimento das diretrizes descritas na portaria 1.010.
Agência CNM/Amures