Secretários municipais de Saúde abrangidos pela Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), estiveram reuniram semana passada e decidiram implantar via Consórcio Intermunicipal de Saúde, o Centro de Especialidades Odontológicas I. O serviço que passa a vigorar ainda este mês será mantido com recursos do Sistema Único de Saúde (Sus). Voltado especificamente para pessoas carentes, o centro odontológico permitirá realizar alguns tipos de tratamentos como raio-x, pequenas cirurgias, tratamento de canal mais complexo e o básico como restaurações.
O atendimento iniciará com uma cota de 255 procedimentos mensal distribuído aos 18 municípios. O critério estipulado para atender de forma igualitária os municípios, foi a dividir a população do município pelo número de habitantes da região. Com isso, municípios como Anita Garibaldi que significa 4% da população da região, terá direito a 4% do total de procedimentos autorizados. “Estabelecemos a proporcionalidade na tentativa de ser justo com todos%u201D, justifica a coordenadora do projeto, Nalú Terezinha Júlio.
Cada paciente, antes de chegar ao Centro de Especialidades Odontológicas, terá de passar por avaliação prévia de dentista do município. Só depois de constatado que o procedimento não tem condições de ser realizado é que será encaminhado via Consórcio de Saúde para o atendimento especializado. Também pacientes portadores de deficiência mental, que necessitam de tratamento diferenciado terão o serviço através do Consórcio.
Nesta terça-feira (28), haverá uma nova reunião com odontólogos que prestam serviços aos municípios da região para definir as estratégias a serem postas em prática para iniciar o serviço. A iniciativa do Consórcio Intermunicipal de saúde é inédita em Santa Catarina e o principal objetivo é estimular a prevenção e conter o alto índice de próteses dentarias. Dados extra-oficiais apontam que são feitas 242 próteses dentárias mensalmente na região. Serviço que também poderá ser viabilizado pelo Consorcio de Saúde a curto espaço de tempo.