Como disse William Shakespeare, “O homem que não tem a música dentro de si e que não se emociona com um concerto de doces acordes é capaz de traições, de conjuras e de rapinas”.
A música independente de gosto, é uma sinfonia dos Deuses, ao qual nos acalma a alma e nos prepara para vivermos melhor nosso cotidiano.
Aquela pessoa que não sonha, não tem metas e objetivos, com certeza enfrentará grande dificuldade de vencer os desafios da vida.
Acreditando em seus sonhos e criando metas e objetivos, a jovem Ketlin Caroline Calistro de Avila Gerber, criou neste ano o Projeto Kombi Musical.
A identificação com a Música –
Ainda quando criança, a jovem Kety, como é carinhosamente chamada, conta como a música chegou em sua vida, “eu me identifiquei com a música aos cinco anos de idade, quando comecei a cantar na Igreja na cidade ao qual morávamos no Paraná e desde então minha Mãe sempre me incentivou a cantar. Quando vim morar em Bocaina do Sul, havia muitos festivais de música, que eram promovidos pela ex-Prefeita Marta Góss (in memorian). Sem dúvidas ela foi uma grande incentivadora da música em nosso município e apesar de muito jovem, eu competia com gigantes da música aqui de Bocaina, desta maneira fui me destacando com os prêmios que ganhava e isso serviu para meu incentivo em continuar com a música”.
A mudança –
Após participar de um festival e ficar na segunda colocação, Kety foi aconselhada pelos jurados para ter novas experiências, “após ficar em segundo em um festival, os jurados me falaram que eu fiquei nesta posição porque não tocava um instrumento e precisava aprender para me desenvolver melhor na musicalidade. A partir deste momento sai correndo e tive como meta e objetivo aprender a tocar violão. Aprendi umas notas sozinha, através de pesquisas na internet e muito treino. Com muito esforço e adaptada a mudança, finalmente me senti à vontade com a música e vi que queria ser professora de música”.
Projeto Kombi Musical –
Com muita perseverança, Ketlin não desistiu da música, mesmo em tempos difíceis como o da Pandemia “com o incentivo do meus Pais, aluguei um kit net no centro da cidade e comecei a dar aulas de música em 2019. A Profissão de músico foi muito atingida pela Pandemia da Covid-19 e comigo não foi diferente. Além do mais, no início do ano passado tive que passar por uma cirurgia. Enfrentei muitas dificuldades, perdi alunos e não consegui me manter, achei que meu sonho tinha chegado ao fim”.
O Ser Humano só cresce quando supera obstáculos e mantém vivo o incentivo de vencer na vida, “com o incentivo do meu Pai, que tinha uma antiga Kombi parada no pátio de casa, lançamos o Projeto Kombi Musical. Sinceramente no começo eu achei loucura do meu amado Pai, porém com algumas adaptações trouxemos a Kombi para cidade e aos poucos foram aparecendo alunos. Hoje, graças a Deus, estamos com uma turma de 20 alunos e dou aulas na Kombi duas vezes por semana. Estou muito contente e fazendo aquilo que mais gosto, porém, estamos com as turmas cheias. Caso houver mais procuras, eu virei mais uma dia da semana para abrirmos outra turma”.
Os alunos –
A música é algo muito complexo e que requer dedicação e muita persistência, além de muito treino, como afirma a Professora Kety, “a música requer principalmente muita persistência e muita gente fala que para aprender a música precisa ter talento, isso não é verdade, já que na música precisamos de muito treino para ter aptidão com os instrumentos. Alguns conseguem em menos tempo, outros com um tempo maior, é de pessoa para pessoa, mas todos são capazes de aprender. O aluno mais novo que eu tenho é de sete anos e ensinando conseguimos levar a música para todos os cantos do município”.
1º Música na Praça –
No último sábado, (06/11), aconteceu o 1º Evento Música na Praça, “a ideia surgiu com meu Pai José Roberto e com as famílias dos alunos. Queríamos divulgar a música em nosso município para que ela faça parte do cotidiano das pessoas. Tínhamos como objetivo fazer em frente à Prefeitura, mas a chuva nos fez transferir para o Ginásio Municipal Jacó Anderle. Tem muitos alunos que tem vergonha de tocar em casa para os parentes e dessa maneira conseguiram tocar sem a pressão de estarem sozinhos. A música é aquilo que queremos dizer para as pessoas e a boca fala aquilo que sai do Coração. Muitas vezes a melhor maneira de falarmos aquilo que sentimos é através da música”.
Agradecimentos –
A gratidão é um dos sentimentos mais importantes que nós Seres Humanos podemos sentir e a Professora Ketlin faz os seus, “quero primeiramente agradecer a Deus que é o foco de tudo, agradecer imensamente minha família, já que eles foram meus maiores incentivadores, agradeço meus alunos e seus familiares que acreditam em meu trabalho, não posso deixar de agradecer a Prefeitura Municipal de Bocaina do Sul pelo incentivo e divulgação e também agradecer todos os meus amigos”.
A Prefeitura Municipal de Bocaina do Sul estará incentivando a cultura em nosso município e a música é uma delas.
Quem quiser saber mais informações do Projeto Kombi Musical, basta falar com a determinada Professora Ketlin Calistro, pelo telefone (49) 99113-8042.