O Prefeito João Eduardo Della Justina, em reunião na tarde de hoje, 17 de março, com a Vice Prefeita Alice Pessoa e a Secretária de Saúde Adriany Luciano, preocupados com o bem estar da população bocainense, sugeriu a compra de um respirador.
Todavia, a Secretária de Saúde Dra Adriany, explicou que o respirador sem os demais equipamentos necessários para o seu funcionamento adequado torna-se inviável em Unidade Básica de Saúde, sendo o mesmo indispensável em UTI com os demais equipamentos e equipe técnica treinada para atendimento de alta complexidade. Dessa forma, priorizou-se a aquisição de dois concentradores de oxigênio, através de processo licitatorio, uma vez que há preocupação em razão da possível falta de oxigênio para reposição nos cilindros.
A Vice Prefeita reforçou a preocupação do Prefeito, exaltando que a saúde da nossa população bocainense continuará sendo bem atendida.
Consultado o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Valmir, este justificou que respiradores necessitam de leitos especializados, como nas UTI’s dos hospitais, e que os mesmos são de responsabilidade da esfera estadual e federal: “nossa responsabilidade é para com a atenção básica, suprindo o primeiro atendimento e garantindo que o nosso munícipe será acompanhado pela equipe até a necessidade de transferência.
O recurso que seria utilizado para adquirir o respirador será melhor aplicado à saúde local com a aquisição dos concentradores de oxigênio.”
Reforçamos a toda população que usem máscara, se cuidem e não façam aglomerações.