Ao menos 200 pessoas entre prefeitos, secretários municipais e técnicos de áreas como controle interno, finanças, administração e fundos das 18 prefeituras da Serra Catarinense estão participando desde a manhã desta segunda-feira (11), de uma capacitação que visa o Fortalecimento da Gestão Pública. O evento na Uniplac, se estenderá até a tarde de quarta-feira com diversas oficinas, coordenadas por técnicos da Controladoria Geral da União (CGU).
O Programa de Fortalecimento da Gestão Pública é sorteado para alguns municípios do Brasil. E apenas Bocaina do Sul foi contemplada para receber o treinamento. Mas por iniciativa do prefeito Luiz Schmuler e do presidente da Amures Edilson José de Souza, o treinamento foi estendido aos 18 municípios. O objetivo geral da capacitação é prevenir a corrupção e melhorar a eficiência das gestões públicas.
O chefe-substituto da Controladoria Geral da União em Santa Catarina Tito Plablo Stolf, disse que é papel da Controladoria não apenas fiscalizar os municípios, mas avaliar as metas e programa previstos no Plano Plurianual das prefeituras. Nesta segunda-feira aconteceram oficinas sobre Transparência Ativa, Transparência Passiva, Observatórios Sociais e Controles Administrativos.
Para o presidente da Amures esta é uma oportunidade para os prefeitos obterem novos conhecimentos. "Daqui poderemos planejar melhor o futuro e tomar decisões com os pés no chão. Para nós prefeitos é necessário às vezes retornar à sala de aula para reaprender e reciclar conhecimentos. Por isso estamos aqui", declarou Edilson de Souza.
O prefeito Luiz Schmuler lembrou que o treinamento era dirigido apenas à Bocaina do Sul mas seria injusto não abrir para os outros municípios, uma vez que todos precisam dessa capacitação. Ele estará presente nesta terça-feira, na oficina sobre Transferências de Recursos Federais. Ainda haverá nesse dia, oficina sobre Fundo Nacional de Saúde.
Na quarta-feira o foco será educação, com temas como Transferências de Recursos Federais, Legislação e Aspectos Operacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Básico. Também está na pauta das oficinas Obras e Convênios Federais, Controle Interno e Legislação e Aspectos Operacionais do Sistema de Convênios (Siconv).
Créditos Oneris Lopes